novembro 05, 2008

DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO EM JOINVILLE

07 de novembro - das 08h30 às 17h


Para enfatizar a importante contribuição da Psicologia na luta pela consolidação de uma educação para todos, o Sistema Conselhos elegeu o tema como o foco da atuação entre maio de 2008 e maio de 2009. Educação para todos significa respeitar princípios do compromisso social, direitos humanos e respeito à diversidade. Em Santa Catarina, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-12) vai realizar oito eventos regionais para construir espaços de discussões coletivas entre psicólogos e demais profissionais que atuam na educação. Os primeiros ocorreram em Chapecó e Mafra, e já ocorreram eventos em Itajaí, Concórdia, Criciúma e Florianópolis.

Dia 7/11 ocorrem eventos em Joinville e Lages.

Em Joinville, o debate ocorre das 08h30 às 17h no campus da Univille Haverá palestra de Marisa Lopes Rocha, psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado em Filosofia da Educação, doutorado em Psicologia e Pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela Unicamp (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

E também haverá apresentação de Kátia Faria de Aguiar, psicóloga pela Universidade Santa Úrsula, com mestrado em Educação e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Quatro eixos foram escolhidos para nortear os debates a respeito da educação e da participação da Psicologia neste contexto: Psicologia, políticas públicas intersetoriais e educação inclusiva; Políticas Educacionais: legislação, formação profissional e participação democrática; Psicologia e instituições escolares e educacionais e Psicologia no Ensino Médio.

“A idéia é aprofundar as discussões da política educacional brasileira e assim também qualificar o psicólogo para compreender todo o contexto da educação. Os profissionais já atuam nas instituições de ensino, mas podem contribuir ainda mais para o enriquecimento do ambiente escolar”, destaca Letícia Delpizzo, presidente do CRP-12.

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