outubro 15, 2009

Soma para potências de liberdades

A Ed. Achiamé e o Bar do Belmiro convidam para o lançamento do livro

DIA 28 DE OUTUBRO - quarta-feira – A partir das 19h

Bar do Belmiro – Rua Conde de Irajá, 503
esquina com a R. Visconde de Caravelas
Botafogo – Rio de Janeiro
F: 2539-1354


SOBRE O LIVRO

Soma para potências de liberdades

Soma, uma terapia anarquista: escultura de si para a vida livre. Soma: uma vivência lúdico-socializante de libertação diante de situações opressivas. Soma é uma reviravolta em si, em grupo e com o somaterapeuta em breve tempo e de maneira autogestionária. É uma experimentação repleta de novidades, viagens, danças, lutas e amizades. É tudo isso e um pouco mais, apresentado de maneira generosa por João da Mata.

O platonismo, o cristianismo e o cartesianismo, dentre tantos ismos que afirmam condutas, não encontram repercussões em Soma. Aqui, não há corpo apartado da razão, mas corpo indissociável da razão surpreendendo e desestabilizando a moral e as extensões corporais no trabalho, no conhecimento, na existência. Corpo não como lugar de normalizações, espaço das domesticações das emoções e da adaptação para a ordem. Apenas soma: espaço de libertação de opressões, de bloqueios e de modelos. E como tal soma é antes de tudo um risco para cada um, o grupo e o somaterapêuta. Soma potencializa liberdades e dissolve o poder do terapeuta em função do prazer e da afirmação das singularidades. Soma relações horizontais desestabilizando estruturas.

Na Soma cada pessoa é “única”. Soma é a revolta contra o “indivíduo massificado”, as hierarquias, as sujeições, o poder do superior que domina, disciplina e controla. É também um modo de rompimento com o assujeitamento, essa prática eficaz de disseminar o amor à obediência, ao conformismo, à domesticada participação institucional, aos duplos vínculos.

Com a Soma avançamos sobre o fluxo das normalizações e provocamos a força de uma “política do cotidiano”. Questionamos os autoritarismos não pelos excessos do soberano, suas perversões ou excessos, mas a verticalidade das relações de poder. Abrimo-nos para a liberdade no acasalamento, na família, no trabalho, na nossa existência. Não tememos investir contra a ordem.

Soma começou como luta contra a ditadura militar. Sua instauração está relacionada a pensadores que procuraram contestar a ordem e afirmar pessoalidades por meio de suas experiências. Compuseram, pela delicadeza de Roberto Freire, um grupo de referência para a fundamentação de suas propostas voltadas para liberar e equilibrar energias de um corpo assolado por neuroses.

A somaterapia atua no cotidiano, no “aqui-agora”. Não é tratamento nem administração de neuroses, mas uma maneira de lidar com a percepção nas situações de vida. O somaterapeuta anda com Wilhelm Reich, a beleza do sexo e liberação de couraças. Conversa com Fritz Perls incorporando suas contribuições relativas a como equacionar as situações de vida que abrimos e que precisam ser concluídas. Alerta para o fato que podemos conter o aparecimento da neurose fortalecendo em cada um a sua capacidade de decisão. De David Cooper veio a imprescindível contestação à psiquiatria e à noção de doença mental. Na companhia de Gregory Bateson aprendemos a problematizar a noção de cura, pois a relação doença-cura-doença não está no horizonte dos praticantes de soma. Ao contrário, Soma libera cada único das possíveis prisões pelos “duplos vínculos”.

A Soma existe pela formação de um grupo de pensadores cujas práticas não dissociam corpo e razão como Roberto Freire e os jovens somaterapeutas, Wilhem Reich, Fritz Perls, David Cooper, George Bateson e mais recentemente o libertário filósofo francês Michel Onfray. Soma é para mudar a vida e não para adaptar qualquer indivíduo à sociedade. Soma é própria do somaterapeuta e seu grupo de pensadores, do grupo de pessoas livres que iniciam a Soma, deste grupo com o somaterapêuta e de cada único nas associações que inventará posteriormente. Soma não é propriedade de ninguém!

Soma é para quem gosta de gente, para quem aprecia lutas de libertação, resistências, maneiras de dar forma à liberdade. Anda com pensadores sobre o corpo e também incorpora práticas de libertação de escravos como a capoeira angola. Soma é pensamento e prática heterodoxos não confinados a um espaço exclusivo. Está na sala, no galpão, no terreiro e se desloca com o bando nômade por espaços abertos e amplos, culminando, depois de palavras, gestos, silêncios, danças e lutas, num cara a cara de cada único com o somaterapeuta e com os demais nômades. Soma é um jeito de existir único, rebelde e inventor de outras maneiras de realizar a utopia da existência livre. De lutar no presente para se livrar do capitalismo de hoje e dos socialismos ultrapassados.

Soma é um jeito anarquista pra quem quiser! Entre pelo livro de João da Mata. Habite a Soma e desabitue-se de normalizações. Se isso te levar às práticas anarquistas ficaremos mais fortes, mas se a sua passagem te der e você nos der um pouco mais de liberdade, também estaremos satisfeitos por compartilharmos a sinceridade dos livres
.

Edson Passetti – Prof. livre-docente da PUC/SP.
WORKSHOP DA SOMA NO RIO DE JANEIRO
SOMA NO RIO DE JANEIRO - Grupo em 2009.

"Sem prazer não há vida; a luta pelo prazer é a luta pela vida."
Nietzsche

Programação:

Dia 05 de novembro (quinta) as 19:00hs
Palestra Soma e a contrução da Liberdade

Dias 7 e 8 de novembro (sáb. e dom.) das 16h as 19h
Palestra "O indivíduo e a sociedade de controle" e

WORKSHOP DE SOMA
Em cada dia do Workshop realizaremos aulas teóricas e demonstrações práticas dos exercícios de Soma.

LOCAL ONDE SE REALIZARÁ A SOMA:

Rua Maria Eugênia 215 / 2º andar (sala 201)
Humaitá (próx. ao Largo do Humaitá).

Para participar ou tirar qualquer dúvida, entre em contato com João da Mata:
jodamata@terra.com.br ou
joaodamata@somaterapia.com.br
TELEFONE: 21 9871-3684

0 comentários: