outubro 10, 2009

DIA 10 DE OUTUBRO de 2009 COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL.

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: Aprimorando os Tratamentos e Promovendo a Saúde Mental

ATENÇÃO PRIMÁRIA E SAÚDE MENTAL

Já em 1948 a OMS (Organização Mundial da Saúde) definia a Saúde como "um estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças ou enfermidades"

Porque o tema de " Saúde Mental na Atenção Primária" é suficientemente importante para ser escolhido como o tema do Dia Mundial da Saúde Mental 2009? Como tem aumentado a possibilidade de melhor diagnóstico, tratamento e prevenção dos transtornos mentais e de problemas de saúde mental, indaga-se como defender a integração da atenção em Saúde Mental, e como servirá esta integração na melhoria das condições de bem-estar mental e emocional das populações nos próximos 20 anos?
A Dra. Margareth Chan, Diretora Geral da OMS disse em sua mensagem no lançamento do Dia Mundial da Saúde Mental em 2008: "A ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE: É MAIS NECESSÁRIA DO QUE NUNCA" , afirmando que a concentração da OMS na atenção primária em Saúde surge da sua convicção e da crescente demanda dos Estados Partes da OMS. A Dra. Chan afirmou que "esta demanda demonstra um interesse cada vez maior das instâncias normativas sobre conhecimentos disponíveis de como conseguir sistemas de saúde (pública) mais equitativos, justos e integradores. Refletindo por isso mesmo, fundamentalmente, a mudança de constatação de uma perspectiva mais integral da eficácia de conjunto dos sistemas de saúde".

O conceito de que os sistemas de saúde sejam "mais equitativos, justos e integradores" é por si só um fundamento sólido para a inserção no debate sobre a melhoria da atenção primária integral em saúde das necessidades de uma população que vive com problemas e transtornos mentais. Por séculos a atenção e os tratamentos de Saúde Mental, a promoção e a prevenção dos transtornos mentais e da Saúde Mental, não receberam a necessária atenção dos Governos, dos profissionais de saúde e do público em geral.

Por séculos os transtornos mentais foram tratados como um problema social, separado de qualque problema de saúde física; Porém a maioria, atualmente, concorda que os transtornos mentais não ocorrem de forma isolada; de fato estes transtornos ocorrem concomitantemente e relacionados com problemas clínicos, tais como enfermidades cardíacas, diabetes, câncer, transtornos neurológicos, assimo como resposta a muitas situações de vida. Os problemas médicos e as circunstãncias/condições de vida de uma pessoa não afetam somente uma parte de seu corpo/mente senão a totalidade de seu organismo vital, tendo cada uma efeitos sobre a outra parte. Parece, pois, óbvio que o tratamento integral da saúde de uma pessoa alcançará mais resultados positivos e, consequentemente, aumentará sua recuperação e capacidade laborativa.

A Atenção Primária promove uma relação duradoura entre uma pessoa e seu médico/profissionais de saúde. O médico clínico proporciona a atenção para a maioria das situações de saúde, coordenando os serviços de atenção adicionais (ou de especialidades) que estão além de seu campo de experiência e conhecimentos. O Instituto de Medicina dos Estados Unidos (USA) estabeleceu a seguinte definição sobre Atenção Primária em 1996: " A Atenção Primária é a promoção de serviços integrais e acessíveis de atenção de saúde por médicos clinicos que são responsáveis por lidar com uma grande maioria das necessidades pessoais de atenção de saúde, estabelecendo uma aliança constante com os pacientes, e um exercício de contato com o contexto familiar e a comunidade." A seguinte definição nos chega da época dos anos 60: Também se pode considerar que a Atenção Primária é um nível dentro do sistema mais amplo da atenção de saúde, e se diferencia da atenção secundária (aquela oferecida por especialistas nas comunidades, hospitais e centros locais e comunitários), assim como da atenção terciária (a atenção oferecida por especialistas em centros de saúde, regionais ou acadêmicos). Nas nações não industrializadas que contam com recursos limitados para a saúde, a atenção primária pode estar sob a responsabilidade de trabalhadores da saúde, técnicos de enfermagem, educadores em saúde, conselheiros comunitarios de saúde e´médicos de pés descalços', etc...

Geralmente têm-se considerado o campo da atenção em Saúde Mental como um campo em separado ou uma especialização paralela ao sistema geral de atenção em saúde. É focado no tratamento dos transtornos mentais. Os transtornos neurológicos (ex: Alzheimer) que se iniciam no SNC (cérebro) eram apenas considerados a parte como questão que não necessitaria de seguimento físico algum; porém os anos mais recentes (de pesquisas) reconhecem cada vez mais o importante vínculo entre uma saúde mental e uma boa saúde geral. Os transtornos mentais podem ter uma influência/efeitos sobre a saúde física, e muitas das doenças físicas podem incluir/resultar em problemas de saúde mental.

Além do mais, comprovou-se que as pessoas que sofrem de transtornos mentais persistentes e graves tem duplicadas as probabilidades de sofrerem múltiplos problemas físicos de saúde. Apesar deste reconhecimento inseparável da mente do corpo, assim como da comorbidade dos transtornos físicos e mentais, continua-se prestando pouca atenção em todo campo médico (e de saúde) aos sistemas de atenção em saúde que poderiam, como disse a Dra. Chan, "identificar as possibilidades que possuem os sistemas de saúde para reduzir as intoleráveis defasagens entre as aspirações e a realidade."

Para melhorar o diagnóstico, o tratamento e os resultados, os gestores de atenção em saúde devem encontrar novos métodos para estabelecer uma aliança que crie uma prática mais cooperativa e efetiva, que se concentre na atençao ao paciente e à totalidade de seu organismo (e vida). É imperativo que a Saúde Mental e os transtornos mentais sejam incluídos nas formulações dos planos e políticas (públicas) destinadas a promover o conceito de "Atenção Primária em Saúde: mais necessária do que nunca", para que o movimento de reforma (psiquiátrica e sanitária) desejado alcance a meta de melhor saúde para todos os cidadãos e cidadãs do mundo, e que se criem e sejam sustentados sistemas de saúde verdadeiramente integrais e universalizados.

O LEMA DA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE SAÚDE MENTAL: "SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: Aprimorando os Tratamentos e Promovendo a Saúde Mental" tem por objetivo lidar com constante de "de tornar a Saúde Mental uma prioridade mundial", e reafirma que a Saúde Mental é um elemento integrante da Saúde e do bem estar em geral, de todas as pessoas (sem discriminação), um fato que frequentemente é desconsiderado. O lema da campanha têm por objetivo de chamar a atenção para um número crescente de dados sobre a integração da saúde mental na atenção primária. É uma tendência importante na mudança dos diagnósticos, dos tratamentos e da atenção nos sistemas tradicionais de saúde mental segregadores e não equitativos rumo à atenção geral de saúde.

A participação dos "usuários" finais dos serviços de saúde mental, bem como suas famílias que têm uma grande responsabilidade de ajudar as pessoas com transtornos mentais, assim como os representantes (políticos) que têm buscado influenciar as políticas de saúde mental, é de importância crítica nesse momento de mudanças, reformas e recursos limitados. As metas principais para a campanha do Dia Mundial da Saúde Mental de 2009 é informar e 'emponderar' as comunidades de base acerca de saúde mental, a fim de lhes permitir advogarem (self-advocacy) e defenderem a integração dos transtornos e da saúde mental nos planejamentos de serviços apropriados para a saúde. Uma das principais inquietudes, a ser abordada, dos representantes (de usuários) é o perigo de que o diagnóstico, tratamento e reabilitação efetivos e necessários para pessoas que vivem com transtornos mentais não sejam considerados prioritários, no mesmo nível de outros dentro do sistema de saúde geral e primária. É papel e função do movimento mundial que defende a saúde mental assegurar que este não seja o resultado não intencional da reforma na atenção sanitária (em acontecimento no Mundo)...

Os representantes (de usuários), os usuários, as famílias, os profissionais e os responsáveis por políticas (públicas) de todo setor de saúde mental do Mundo (globalizado) devem ter presente que este movimento atual dedicado a melhoria das formas de proporcionar serviços de saúde mental não é o primeiro empenho de reforma. As experiências do passado nos ensinam que não é fácil a LUTA POR IGUALDADE na visão dos serviços de saúde mental dos países do mundo. A integração efetiva da saúde mental na atenção primária em um nível prioritário e apropiado frente ao peso demonstrado da atenção de transtornos mentais será um empreendimento maior (e de alto custo) nesta época de dificuldades econômicas e sociais, a nível mundial. Certamente, o momento para que o mundo escute já passou; agora é o momento de trabalhar para melhorar/aprimorar os serviços para as pessoas que sofrem de transtornos mentais severos, tais como esquizofrenia, transtornos de ansiedade graves, transtornos bipolares do humor e depressões.

FONTE: O DEFNET informa e retransmite o material da WFMH - World Federation for Mental Health - Associação Mundial para a Saúde Mental
Tradução livre do espanhol de Dr Jorge Márcio Pereira de Andrade
Campinas , SP, 06-10-09
Texto original no site

0 comentários: