agosto 05, 2009

Gays protestam contra decisão de Conselho de Psicologia Carioca

Movimento baiano

Editoria local Salvador

SALVADOR, 3/08/09 - O Grupo Gay da Bahia (GGB) e o Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual (KIU!) promovem manifestação quarta-feira próxima, a partir das 15h, na sede do Conselho Regional de Psicologia da 3a Região, na Rua Professor Aristides Novis (Federação), número 27, na Estrada de São Lázaro, contra a psicóloga carioca Rozangela Alves Justino, que vem sustentando, em sua atividade como terapeuta, a posição de que a homossexualidade é uma patologia, a cuja "cura" ela se propunha em seu consultório. Ela infringiu resolução do CFP, de 22 de março de 1999, na qual a entidade afirma que a homossexualidade "não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão". Os conselheiros reunidos decidiram, por unanimidade, que a censura pública era a medida mais adequada no para mitigar a infração cometida pela psicóloga.

Os manifestantes vão entregar um documento ao Conselho situado na capital baiana protestando contra a brandura da penalidade adotada pela regional sediada na cidade do Rio de Janeiro. "Mesmo que pese o constrangimento causado pela censura pública a sua imagem ela devera seguir com as suas atividades, porque essa idéia é algo mais forte que ela mesma é algo de cunho religioso também", acredita Marcelo Cerqueira presidente do GGB.

Na sexta-feira passada, a Plenária Ética do Conselho Federal de Psicologia (CFP) manteve a decisão da Comissão de Ética do seu Conselho Regional da 5a Região, com sede no Rio de Janeiro, de punir a psicóloga apenas com a censura pública.
"Eu conheci Rozangela há cerca de dez anos num seminário sobre religiões no Rio de Janeiro e ela me pareceu perigosamente convincente", conta o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira. "Mesmo que ela não tenha o registro cassado, acredito que ela deveria ter a licença suspensa por alguns anos para refletir sobre o que está fazendo e quem sabe procurar uma outra atividade", preocupa-se. "Freud defende que o homossexual tem as mesmas habilidades para o trabalho e capacidades físicas e intelectuais de que qualquer homem", diz.

Em outras palavras a homossexualidade constitui-se como uma orientação sexual como a heterossexualidade e o desejo é apenas uma parte da identidade do individuo que não interfere de maneira negativa em suas habilidades para o exercício do trabalho ao contrário a história da humanidade esta marcada por homossexuais geniais como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Lota de Macedo Soares, Cássia Eller entre outros.
O psicólogo e militante do KIU! Marcelo Navarro, explica que o projeto de lei que transforma a homofobia em crime, com penalidades semelhantes à lei de crime por racismo, de até cinco anos de reclusão, ainda não foi aprovado. "A aplicação dessa lei é a única solução verdadeiramente efetiva para impedir que atitudes como a de Rozangela continuem acontecendo no país", finaliza.

0 comentários: