agosto 28, 2009

Dia 27 é seu dia, psicólogo

Nota do CFP

Os 47 anos de regulamentação da profissão (Lei 4.119/62), a ampliação da inserção dos psicólogos na sociedade e o fortalecimento das Entidades de representação da Psicologia expressam as conquistas e o comprometimento da Psicologia com a realidade social, com a garantia dos direitos humanos e com o exercício de uma profissão qualificada.

Em 2008, escolhido como o Ano da Educação pelo Sistema Conselhos de Psicologia, foram realizadas atividades para pensar, formular e sistematizar um conjunto de referências para atuação da Psicologia na educação. O Ano, organizado com apoio do Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), teve participação de aproximadamente 5 (cinco) mil psicólogos.

Uma das iniciativas foi o questionamento do Projeto de Lei (PLC 060/2007), que, inicialmente, apresentava a prática do psicólogo na escola reduzida a atendimentos individuais. Pela intervenção do Sistema Conselhos e demais entidades do FENPB, o PL ganhou caráter mais amplo, garantindo a contribuição de psicólogos e assistentes sociais como membros das equipes escolares, preocupadas com a melhoria das condições de ensino e de acesso à educação para todos. Neste momento, o PL aguarda votação no plenário do Senado. O ensino da Psicologia no ensino médio é outra reivindicação que se fortaleceu ao longo do ano.

Em 2009, desenvolve-se o Ano da Psicoterapia, com o objetivo de discutir a prática psicoterápica pelos psicólogos e organizar referências para a atuação da categoria na área.

Os assuntos que orientarão as investigações do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) em 2009 são educação básica, drogas, mobilidade urbana e proteção social especial. Esse importante projeto do Sistema Conselhos de Psicologia busca qualificar ainda mais a presença da Psicologia nas políticas públicas.

Como estratégias de participação em temas importantes para profissão no Brasil, o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia continuam realizando debates on line e seminários, organizando publicações que subsidiem a prática e a reflexão. Entre os temas abordados estão sistema prisional; envelhecimento; a rede de proteção para crianças e adolescentes em situação de risco; segurança pública; mídia e democracia; Psicologia e trabalho; Psicologia, trânsito e mobilidade humana; Psicologia das emergências e desastres; Psicologia e esporte, entre outros.

A profissão está presente no Brasil desde 1962.

Somos hoje convocados para o compromisso do exercício profissional e da produção de conhecimento que promovam intervenções qualificadas com garantia de direitos, atendendo às urgências da sociedade brasileira.

Parabéns, psicólogas e psicólogos
!

0 comentários: