Tudo começou em agosto de 2007, quando a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei proibindo o uso de aparelhos celulares nas escolas em geral, sejam públicas ou particulares. A Assembléia alega que os estudantes não levam o celular para utilizarem em situações de emergência, mas sim para falarem ou mandarem mensagens durante a aula para amigos de outras salas ou ate mesmo de outras escolas, e pior que isso, para colarem nas provas.
Muitos alunos ficam com receio de usarem os aparelhos em salas, pois não sabem as punições e ate têm medo de serem presos, pois estarão descumprindo a lei do País. Por outro lado, muitos alunos nem se importam com a lei e fazem o que bem entendem.
A lei pretende evitar que os alunos se distraiam, pois muitos aparelhos emitem sons engraçados, muitos jovens também gostam de escutar musica durante os intervalos das aulas, atrapalhando assim seus colegas.
È importante lembrar que a lei também permite que os professores apreendam os celulares que tocarem durante as aulas, esse é a principal razão que provoca o descontentamento dos jovens com essa lei, pois esses não acham de bom tom que os professores peguem seus objetos pessoais.
Até agora muitos alunos não vêem o resultado dessa lei nas escolas e muitos nem sabem que ela existe, pois eles continuam com os aparelhos em sala e nada é feito pelas escolas para que essa lei vigore de verdade. Muitos jovens reclamam que o governo tem mais coisas com o que se preocupar do que controlar o uso de aparelhos eletrônicos em sala como, por exemplo, melhorar a infra-estrutura das escolas.
Essa lei embora não seja aprovada por muitos jovens, até tem uns aspectos favoráveis, como a luta para uma melhor educação, pois impedem a desconcentração dos alunos nas salas de aula, para que possam apresentar um melhor rendimento escolar e dessa forma aprender melhor. No futuro pode resultar fazer para um vestibular bem sucedido e obter um emprego digno.
Sabendo da importância dessa lei, nós, jovens, apesar de gostarmos muito de utilizar celulares nas escolas, conseguiremos nos controlar, pois sabemos que isso é o melhor para o nosso futuro.
Jéssica Rodrigues de Oliveira cursa o 1º ano no CEL
Fonte: Jornal do IRL
O Jornal do Instituto Rogério Steinberg é um projeto educacional, feito com os adolescentes do Programa Desenvolvendo Talentos e tem como objetivo estimular a leitura, a escrita e criatividade, despertando, assim, o senso crítico e a capacidade de expressão e argumentação. Eles vivenciam todas as etapas de confecção de um jornal, tais como definição de pautas, investigação dos temas, redação, revisão e avaliação.
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