setembro 02, 2008

Sexualidade de Cegos

Sexualidade de CegosA partir de uma observação profunda sobre a forma em que os adolescentes cegos se relacionam com os não cegos, o modo de se paquerarem e as dificuldades que os deficientes visuais têm nesse momento, nasceu o livro “Sexualidade de Cegos”, da sexóloga e pesquisadora Maria Alves de Toledo Bruns.

Fruto de relatos de cegos e portadores de visão, o livro “Sexualidade de Cegos” tem como propósito facilitar e humanizar o conhecimento da sexualidade dos deficientes visuais, ou seja, desconstruir um preconceito ainda vigente na sociedade para dar lugar à inclusão social, afetiva sexual e à qualidade de vida.

Um dos temas abordados pela autora são as facilidades e as dificuldades encontradas pelas famílias de jovens cegos ao falar sobre assuntos relacionados a sexo, como gravidez, aborto, doenças sexualmente transmissíveis e libido.

“As particularidades de cada família têm que ser respeitadas. Contudo, os pais ainda têm dificuldades em falar sobre sexualidade com os filhos e, quando eles são cegos, isso acentua”, afirma Bruns.

Outro tema que a autora discute é a importância da escola no contexto da inclusão social dos deficientes, visto que este espaço possibilita a comunicação entre os cegos e não cegos, o que enriquece o conhecimento de ambos os lados.

A autora acredita ainda, que “o preconceito está diminuindo, porque o momento atual passa pela diversidade sexual. Com o passar dos últimos anos, eles estão demarcando a visibilidade. Os pais saem mais com seus filhos do jeito que eles são. O preconceito, o processo, está sendo diluindo”.

Entretanto, ela chama atenção para um ponto que é discutido no livro.” Apesar de haver políticas de inclusão social, ainda falta conscientização da sociedade como um todo para lidar com essa realidade. A conscientização vem por meio da família, da escola e principalmente pelos meios de comunicação, como as novelas, que têm um poder incrível sobre os valores das pessoas. A sociedade precisa criar mais espaços para aqueles que possuem necessidades especiais.”

Por que ler? Porque o livro “Sexualidade de Cegos” compartilha, socializa e provoca indagações e reflexões sobre o desconhecido universo da sexualidade do deficiente visual.

Autora: Maria Alves de Toledo Bruns é Especialista em Sexualidade Humana, Doutora em Psicologia Educacional pela Unicamp, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP e líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade de Vida,USP/CNPq.

Na mídia, Bruns é comentarista da Rádio CBN de Ribeirão Preto, colunista do Jornal Campinas Cafe e da Revista ZsaZsaZsu. A pesquisadora já escreveu 14 livros, entre eles “Sexualidade Preconceito, Tabus, Mitos e Curiosidades”, “Vivência Transexual: o corpo desvela seu drama” e “Adolescentes: Maternidade e Paternidade Inoportunas”, que fazem parte da coleção Sexualidade & Vida, criada em 2003 pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Vida, da USP e CNPq.

Preste atenção: Em como é exposto o “problema” em relação à sexualidade das pessoas cegas e na forma como as soluções são apresentadas, tanto pela autora, quanto pelos depoimentos de cegos e não cegos contidos no livro.

Trecho: “A família e a escola precisam revisar seus propósitos no sentido de expandirem e difundirem o universo semiótico das mais variadas formas de comunicação. (…) A sexualidade é um dos caminhos. (…) Rompendo barreiras, os cegos vão fazendo história, abrindo clareiras
.”

Fonte: SexologiaNoticias - um serviço InPaSex - Instituto Paulista de Sexualidade

0 comentários: