setembro 11, 2008

I Colóquio Internacional sobre Psicologia do Conhecimento

"A educação científica e filosófica para a integração social, o diálogo intercultural e a cidadania"

BRASÍLIA, 13,14, 15 E 16 DE NOVEMBRO DE 2008

O desafio deste colóquio é, portanto, o de trazer à pauta de discussão, no contexto de diferentes áreas do conhecimento científico, a possibilidade efetiva de considerar a responsabilidade humana e cidadã, isto é, de trazer à discussão a relação entre o ensino do conhecimento científico, a filosofia e a cidadania, de modo que a mediação escolar assuma, por princípio, educar o cidadão e prover educação para a cidadania.

Os grandes temas

Filosofia da Educação e da Prática da Educação nas Licenciaturas.
O Fundamento Filosófico e Epistemológico do Ensino da Matemática.
O Fundamento Filosófico e Epistemológico do Ensino da Física.
O Fundamento Filosófico e Epistemológico do Ensino da Química.
As Bases Filosóficas da História como Crítica da Cultura.
As Representações Sociais do Conhecimento Científico.
Filosofia, História e Etnias na Educação Formal.
Filosofia, Ideologia e Ensino da Língua e Da Literatura.
As Relações de Gênero na Construção e na Mediação do Conhecimento Científico.

Informações

0 comentários: