maio 22, 2009

Pessoas com deficiência e HIV/aids: interfaces e perspectivas

A partir de uma proposta do Programa Municipal de DST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas realizou, desde setembro de 2007, uma pesquisa sobre a situação de vulnerabilidade das pessoas com deficiência (PcD) na cidade de São Paulo em relação ao HIV/aids - um tema importante e infelizmente ainda bastante desconhecido.

O desconhecimento abrange aspectos quantitativos (como a prevalência do HIV/aids neste segmento, que no Brasil corresponde a aproximadamente 27 milhões de pessoas) e aspectos de natureza comportamental, representações simbólicas e temas correlatos.

Ao propor a pesquisa, o Programa Municipal de DST/Aids atendeu uma antiga reivindicação do movimento das pessoas com deficiência, a de conhecer suas necessidades no que se refere à saúde e especificamente em relação ao HIV/aids, para elaborar ações e políticas públicas condizentes.

Conheça os resultados da pesquisa "Pessoas com deficiência e HIV/aids: interfaces e perspectivas" - trabalho que representa um passo adiante na trajetória rumo ao conhecimento da problemática inserida na confluência destes dois temas.


Faça o download da pesquisa

0 comentários: