maio 31, 2009

O Conselho Regional de Psicologia SP convida

PSICOTERAPIA É O TEMA PARA O ANO DE 2009



Considerada uma prática importante no tratamento de transtornos e sofrimentos psíquico-corporais, a psicoterapia tem na psicologia forte respaldo clínico e teórico. Para discutir o exercício da psicoterapia pelos psicólogos e definir parâmetros mínimos para a atuação da categoria na área, a Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) definiu 2009 como o ano temático da Psicoterapia no Brasil.

Foram definidos pela APAF três eixos temáticos que devem nortear o Ano:

Eixo 1 - A constituição da Psicoterapia como campo interdisciplinar;

Luiz Antônio Guimarães Cancello - Mestre em Educação. Especialista em Psicologia Clínica. Professor da Universidade Católica de Santos. Escritor.

Eixo 2 - Parâmetros técnicos e éticos mínimos para a formação na graduação e na formação especializada para o exercício da Psicoterapia pelos psicólogos.

Irani Tomiatto de Oliveira - Doutora, Mestre e Especialista em Psicologia Clínica. Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora do Núcleo ABEP - Associação Brasileira de Ensino de Psicologia São Paulo/SP.

Eixo 3 - Relações com os demais grupos profissionais;

Emília Aparecida Calixto Afrange - Especialista em Psicologia Clínica e Psicoterapia. Professora, Supervisora e Coordenadora do Departamento de Psicodinâmica do Instituto Sedes Sapientiae. Fundadora e Diretora da Associação Brasileira de Psicoterapia - ABRAP.

Psicoterapia no Campo da Saúde;

Mariângela Aoki - Psicóloga, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Conselheira e Membro da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia SP.

Coordenação: Zuleika F. Vitoriano Olivan

Data: 05 de junho de 2009
Horário: 19h
Local: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos
Rua Dr. Artur Assis, 47 - Boqueirão - Santos - SP.

OFICINAS PARA DISCUSSÃO DOS EIXOS

Uma das propostas para o Ano da Psicoterapia é realizar Seminários Regionais até agosto para produzir referências em cada eixo temático e preparar contribuições para o Seminário Nacional, que será realizado entre 1 e 3 de outubro de 2009 , com este intuito, no sábado, teremos 3 oficinas contemplando os 3 eixos.

Programação:

*9h: recepção e café de boas vindas

*9h30 - 12h: trabalhos em grupos

*12h - 13h: intervalo

*13h - 15h: apresentação dos trabalhos dos grupos e definição dos representantes para a etapa regional.

Data: 06 de junho de 2009
Horário: 9h às 15h
Local: CRP 06 - Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Santos, SP

Eventos gratuitos.
Informações e inscrições:
(13) 3235-2324 ou baixada@crpsp.org.br

Promoção e Realização:

Pequeno_Conselho-Regional-d.jpg

0 comentários: