janeiro 02, 2009

Ética Profissional

DOCUMENTOS ESCRITOS ELABORADOS POR PSICÓLOGOS PREOCUPAM A COMISSÃO DE ÉTICA

O Conselho Regional de Psicologia – 12ª Região vem recebendo diversas denúncias de pessoas que, de alguma forma, sentiram-se prejudicadas diante de documentos escritos elaborados por psicólogos. Com base nesse dado, a Comissão de Ética realizou um levantamento acerca dos motivos das denúncias recebidas, o que revelou um fato preocupante: os psicólogos estão emitindo documentos escritos em desacordo com a legislação e pouco fundamentados tecnicamente.

Diante de tal cenário, o CRP-12 com a preocupação em bem orientar o psicólogo, lembra que o exercício profissional não se pauta apenas no Código de Ética Profissional dos Psicólogos, mas também no conjunto de Resoluções instituídas pelo Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais. Dessa forma, a respeito do assunto que estamos tratando neste momento, é imprescindível que o psicólogo consulte a Resolução CFP nº 007/2003 sempre que for elaborar algum documento escrito e considere sempre a necessidade, a validade e a importância que este documento tem para a pessoa a quem o está disponibilizando.


* Resolução CFP nº 006/2007, institui o Código de Processamento Disciplinar.

* Resolução CFP nº 007/2003, institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP Nº 017/2002.

* Resolução CFP nº 010/2005, aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Veja o panorama dos processos éticos dos últimos anos

Fonte: CRP-12

0 comentários: