janeiro 29, 2009

Instituto Papai

“Queridos filhos, cresçam como bons revolucionários. Lembrem-se que cada um de nós, sozinho, não vale nada. Sobretudo, sejam sempre capazes de sentir profundamente qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. Esta é a qualidade mais linda de um revolucionário”.
(Última carta de Che Guevara para seus filhos e filhas)


Fundado em 1997, o Instituto PAPAI é uma ONG feminista, sediada em Recife (Nordeste do Brasil), que desenvolve ações educativas, informativas e políticas junto a homens e jovens em situação de pobreza, bem como estudos e pesquisas sobre gênero e masculinidades, a partir da perspectiva feminista e de gênero, na interface entre a Psicologia Social, Ciências Sociais e Saúde Pública.
Nosso objetivo principal é contribuir para a desconstrução da cultura machista. Para isso:

1) incentivamos a participação dos homens e jovens nos campos da saúde, sexualidade e reprodução;

2) buscamos construir conhecimentos e intervir na formulação e monitoramento de políticas públicas (especialmente em instâncias de controle social, a partir de ações em rede);

3) buscamos construir outros sentidos e práticas, superando diferentes barreiras interpessoais, culturais e especialmente institucionais, com vistas a garantir e ampliar o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos, com justiça social.

Defendemos a formulação de políticas públicas mais justas para mulheres e homens, orientadas pela perspectiva feminista e de gênero. Nossa missão é, assim, promover cidadania com justiça social, contribuindo para a garantia dos direitos humanos - com eqüidade de gênero e respeito às jovens gerações - e atuando em prol da eliminação de todas as formas de violência, particularmente aquelas baseadas em gênero, idade, raça/etnia e/ou orientação sexual.

0 comentários: