agosto 20, 2008

MEC libera 215 vagas de professor para UFS

Boletim Eletrônico da Universidade Federal de Sergipe
19/08/2008 08h55

O reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho anunciou nessa segunda, 18, no auditório da Reitoria, a liberação por parte do Ministério da Educação (MEC) de 215 vagas para professor efetivo.

Com as novas vagas, o quadro de professores da UFS passará de 625 para 840. "Esse é um fato histórico. Nunca a universidade havia recebido tantas vagas de uma só vez", afirmou o reitor.

O encontro, que contou com a presença de professores, chefes de departamento e coordenadores de núcleos de graduação objetivou esclarecer quais os critérios utilizados na divisão das referidas vagas.

Segundo Josué, os critérios são: completar a implantação do campus de Itabaiana; transformar alguns núcleos em departamento; atender aos cursos em processo de implementação; e ampliar o corpo docente dos departamentos.

Estes critérios se pautariam pela idéia de equalização, em que cada departamento recebe um mínimo de uma vaga e as demais são distribuídas de acordo com o número de alunos equivalentes, acrescidos de bônus por cursos noturnos ou cursos fora da sede.

Os centros de São Cristovão, Aracaju e Laranjeiras receberão 175 vagas. O de Itabaiana, em processo de implantação, receberá 40, totalizando um quadro de 100 professores.

Das 215 vagas liberadas, 40 vieram diretamento para a implantação do campus de Itabaiana, 31 da parcela de 2008 do Reuni e 144 para o banco de professores equivalentes.

Ainda essa semana será emitida portaria especificando o número total de vagas para cada departamento. A preferência será por professores doutores em regime de dedicação exclusiva. Os departamentos que desejarem outra modalidade de contrato deverão apresentar justificativa.

Núcleos

Atendendo a um dos critérios de divisão, quatro núcleos se tornarão departamentos. Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Estatística e Engenharia Florestal receberão vagas que garantirão um mínimo de dez professores em seus quadros.

Os demais núcleos receberão duas vagas, com exceção de Zootecnia, o mais antigo, que receberá quatro, e Dança e Teatro, que receberá três vagas.

Adiantamento de recursos

Ainda este ano será recebido o adiantamento da primeira cota de recursos relativos à 2009, que atenderá os cursos que serão implantados no próximo ano e cuja contratação de cerca de 70 professores se dará a partir de janeiro.

Haverá também a liberação de vagas relativas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), das quais se espera receber a cota máxima de professores, uma vez que a UFS possui um dos maiores projetos de educação a distância do país.

Em termos de infra-estrutura, a antecipação de verbas para o final de 2008 possibilitará investimentos no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), no Centro de Eduação e Ciências Humanas (CECH) e nos prédios de Ciência da Computação, Farmácia, Nutrição, dentre outros.


Ascom
EMAIL

0 comentários: