agosto 12, 2008

1º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Em nome da Abrasme - Associação Brasileira de Saúde Mental, juntamente com o Departamento de Saúde Pública da UFSC e em parceria com uma rede de instituições, órgãos públicos e movimentos sociais, temos a honra de anunciar a realização do I CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL.

A realização do congresso é uma iniciativa amadurecida e plenamente legitimada. A realização de sete Encontros Catarinenses de Saúde Mental e do Congresso Sulbrasileiro de Saúde Mental (2006), com ampla participação do corpo acadêmico da UFSC e de profissionais de todo o país, carregam uma história de iniciativas e produções para o fomento e a integralização do campo da Saúde Mental.

A Saúde Mental vem enfrentando uma variedade de desafios, entre eles a necessidade de definição, integração e operacionalização dos novos serviços substituindo o modelo assistencial tradicional e de interação entre a prática e a área de conhecimento que compõem o sistema de saúde como um todo.

No âmbito científico o campo da Saúde Mental é tradicionalmente fragmentado e socialmente representado por especialidades como a Psiquiatria, a Enfermagem Psiquiátrica, a Psicologia, a Terapia Ocupacional e o Serviço Social, bem como por movimentos sociais como o Movimento da Reforma Psiquiátrica e o Movimento da Luta Antimanicomial. Mais recentemente novos atores sócio-profissionais se fazem também presentes no campo, como os profissionais da Educação Física, da Pedagogia, das Artes Plásticas e da Fisioterapia, além de setores dos sistemas de Educação, Cultura e Justiça.

Estes desafios têm sido amplamente reconhecidos no contexto dos vários dispositivos de desenvolvimento do campo da Saúde Mental. Desta forma, o evento tem como objetivo promover, historicamente, as aproximações necessárias entre os diversos atores sociais, os usuários, os familiares, os profissionais e os acadêmicos que fazem deste campo de práticas e saberes um dos mais vibrantes no âmbito do Sistema Único de Saúde. A realização do I CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL atende a uma necessidade na perspectiva da consolidação de um sistema de saúde que tem como princípios a integralidade, a universalidade de acesso e a descentralização.

Estamos muito felizes com a concretização desta iniciativa e esperamos você e seu grupo para participar das atividades que estamos preparando com muita dedicação. Nos encontramos na linda Florianópolis.


Prof. Walter Ferreira de Oliveira
Presidente do Congresso


1º Congresso Brasileiro de Saúde Mental
Perspectivas em Saúde Mental: Diversidade e Aproximações
3, 4 e 5 de Dezembro de 2008 • Florianópolis - Santa Catarina

0 comentários: