novembro 06, 2009

Lançamento do filme "Recordações de um presídio de meninos"

O documentário ’Recordações de um presídio de meninos’, do cineasta Lourival Belém Jr., será lançado em Tocantins, nos próximos dias 09 e 10 de novembro. Organizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Goiás e Tocantins (CRP-09), o evento contará com duas apresentações do filme e mesa de debates nas cidades de Palmas e Gurupi.

A programação começa no dia 09 de novembro com visitas e debates institucionais em Palmas. No dia 10, a apresentação do filme será apresentado no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), às 19 horas. Após a exibição do documentário, haverá uma mesa de debate com a presença do diretor do filme Lourival Belém Jr., Marluce de Oliveira, coordenadora-geral do Colegiado Gestor da Seção de Base do Tocantins e represpresentantes do Juizado da Infância e Juventude e SEDECA.

No dia 11 de novembro, a programação segue para cidade de Gurupi, onde o documentário será apresentado no auditório do CDCL, às 19 horas, e logo em seguida haverá uma mesa de debate com o diretor da Faculdade de Psicologia, Ricardo, Eliana Núbia Moreira, vice-coordenadora da Colegiado Gestor da Seção de Base do Tocantins e o diretor do filme Lourival Belém Jr.

O Recordações de um presídio de meninos é um filme que conta a história do movimento do cineclubismo, com foco no Cineclube Antônio das Mortes, e do modelo de atenção dada aos adolescentes infratores dentro do Centro de Observação e Orientação Juvenil (COOJ), na época da ditadura militar. Numa mistura de ficção e documentário, a produção de 28 minutos é protagonizada pelo ator Divino Conceição, como jornalista, cineclubista e ex-interno da Febem. As imagens foram filmadas em 16 mm entre 1981 e 1988, ano em que o diretor do filme Lourival Belém Jr. fez a primeira montagem. A obra faz uma reflexão interessante sobre a juventude, principalmente neste ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 19 anos.

Em sua condição de ex-interno da FEBEM e ex-cineclubista, Divino Conceição realiza uma análise atormentada sobre o sofrimento do homem marginalizado, o fim do cinema de arte, o desencanto com a militância política, os interesses dos meios de comunicação e seus próprios fantasmas. A produção do filme foi realizada com opoio do Conselho Regional de Psicologia de Goiás e Tocantins (CRP-09), do Cineclube Antônio das Mortes, Idéia Ambiental e Cultural e C.A.RA. Vídeo. Para o diretor do filme, a realização de um projeto como o documentário Recordações só foi possível graças ao capital social, aos amigos e pessoas interessadas em resgatar a história a partir do cinema.



Lançamento do filme 'Recordações de um presídio de meninos', no Tocantins

O documentário tem a direção do cineasta Lourival Belém Jr e conta parte da história do Centro de Observação e Orientação Juvenil (COOJ), em Goiânia, e do movimento cineclubista.

PROGRAMAÇÃO

- PALMAS
Dia 9 de novembro - Visitas e debates institucionais sobre o filme
Dia 10 de novembro - Lançamento do documentário e mesa de debate, às 19 horas, no auditório do Ceulp/Ulbra, na Av. Gov. Siqueira Campos, 1501 Sul, Palmas (TO)

- GURUPI
Dia 11 de novembro - Apresentação do filme e debate, às 19 horas, no auditório da Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), na Avenida Maranhão, 2429, qd B, lt 6A, Setor Central, Gurupi (TO)

Realização: CRP-09
Mais informações

0 comentários: