fevereiro 19, 2008

Seleção de Candidatos a Estágio na França


Ministério da Saúde
Secretaria de Vigilância em Saúde
Programa Nacional de DST e AIDS

Convocação para Seleção de Candidatos a Estágio na França na área de HIV/AIDS

1. APRESENTAÇÃO

O Ministério da Saúde do Brasil, por meio do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids – PN-DST/AIDS, da Secretaria de Vigilância em Saúde, torna pública esta convocação para seleção de candidatos brasileiros a estágio na França no âmbito do Programa de Cooperação Técnica e Científica Brasil-França em HIV/Aids.

O Programa trata de um acordo bilateral que se insere no âmbito da política externa brasileira visando à qualificação e o aprimoramento das políticas públicas de HIV/Aids no Brasil.

Tem por objetivo a capacitação técnica de profissionais brasileiros e franceses, ligados às instituições governamentais e não-governamentais que atuam no combate à epidemia do HIV/Aids, além do desenvolvimento de projetos e o intercâmbio de conhecimento entre as principais instituições ou serviços em aids de ambos os países. É um facilitador de cooperação técnica internacional entre os países envolvidos, por meio da oferta de estágios na França e no Brasil.

2. DO OBJETO DA PRESENTE CONVOCAÇÃO

Pré-selecionar até seis 6 (seis) candidatos brasileiros para estágios de curta duração para desenvolver projetos de intervenção nas áreas de assistência, epidemiologia, laboratório, participação, mobilização e controle social e prevenção em instituições francesas por um período de 30 (trinta) dias, no mínimo, até 60 (sessenta) dias no máximo. Os estágios serão realizados no segundo semestre de 2008, entre os meses de setembro e dezembro. A confirmação dos estágios e das datas está condicionada à seleção das instituições e disponibilidade dos orientadores que serão identificados pela coordenação francesa da Cooperação, após a seleção dos candidatos.

3. BOLSA DE ESTUDO

O Ministério das Relações Exteriores da França concederá aos estagiários bolsa de estudos no valor integral de 1.704 Euros/mês para cobrir despesas pessoais com acomodação, transporte e alimentação. Faz parte da bolsa um seguro-saúde cuja validade e cobertura na França é de até dois meses, correspondendo ao período do estágio.

Em relação à acomodação, especialmente, o estagiário poderá optar pelos serviços prestados pela Agência Francesa de Liderança para Mobilidade Internacional-ÉGIDE que possui notável experiência no acolhimento de estudantes estrangeiros. A acomodação é em apartamento simples, tipo kitchenette, localizada próximo ao local do estágio. Por esse serviço o estagiário paga 568 Euros, correspondente a 1/3 do valor da bolsa, de onde é feito o desconto diretamente. Não optando pelo serviço, o estagiário receberá o valor integral e será o responsável pela sua acomodação.

Custo relacionado à emissão das passagens aéreas, em classe econômica, no percurso entre a cidade de origem no Brasil e a cidade francesa onde se localiza a instituição é responsabilidade do PN-DST/AIDS.

Mais informações
Ministério da Saúde - Unidade III
Programa Nacional de DST e Aids
Avenida W 3 Norte SEPN 511 - Bloco C - Asa Norte
Centro Internacional de Cooperação Técnica em HIV/Aids - CICT - 1º andar
CEP 70750-543 Brasília-DF
(61) 3448-8029
Aos cuidados de Gilvam de Almeida Silva

0 comentários: