fevereiro 17, 2008

No Momento - II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos

O II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos será realizado no período de 22 a 25 de maio de 2008, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, cidade do Rio de Janeiro.

O I Fórum ocorreu durante o V Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos promovido pela Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo em novembro de 2006 em Buenos Aires. Este Congresso é um dos desdobramentos de uma luta que teve início na época da ditadura militar na Argentina quando as mães de jovens desaparecidos resolveram se unir e lutar pelo aparecimento com vida de seus filhos e filhas.

Naquela ocasião, o Brasil foi escolhido sediar o Fórum. A organização do evento será feita tanto pelas entidades brasileiras participantes quanto pelo grupo das Madres, que continuarão vinculadas ao Fórum.

A idéia é que o evento seja itinerante, sendo sediado em diferentes países, e tenha como característica a participação dos movimentos sociais ligados à temática dos Direitos Humanos, universidades, organizações estudantis, profissionais, entre outros.

Pretende-se, no encontro, dar continuidade a esse importante espaço de resistência, desenvolvendo diversas atividades, onde se possam socializar experiências e potencializar ações.

Instituições que apóiam o evento: LAPS/ENSP/Fiocruz; GT de Saúde Mental da Abrasco; Labore/UERJ; Capsi/UERJ; Centro Teatro do Oprimido; IFCS/UFRJ; Espaço Antonin Artaud; Laboratório (UERJ); Clyo Psiche/UERJ; Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro; Crefito 2 - Apacojum.

0 comentários: