fevereiro 22, 2008

Blogagem Coletiva - contra mapeamento do cérebro em jovens infratores

A Campanha - na versão Blogagem Coletiva - apresenta uma postura Contra o mapeamento do cérebro de jovens infratores como um mecanismo de exclusão.
Trata-se de uma pesquisa no qual cientistas intencionam examinar 50 jovens homicidas, entre 15 e 21 anos, por meio do escaneamento do cérebro, a fim de se comprovar a suspeita de que os homicidas têm partes do cérebro atrofiadas.
Em teoria, a atrofia em determinada área do cérebro reduziria a capacidade de uma pessoa conter seus instintos – considerado típico no comportamento de assassinos.
A partir dos resultados, os neurocientistas afirmam a intenção de criar alternativas de prevenção e cura para esses jovens.
Vários setores da sociedade de defesa dos Direitos Humanos, incluindo alguns Conselhos Regionais de Psicologia, manifestaram seu protesto contra a iniciativa de duas Universidades conceituadas no país, pois consideram tal pesquisa a manutenção do olhar positivista, ainda presente em muitas políticas públicas do campo sócio-jurídico, criminal e de segurança pública, como afirmou Bicalho, lembrando as práticas de exame criminológico que procuram desvelar o nível de psicopatia dos sujeitos apenados para classificá-los a partir de seu "grau de periculosidade".

Nas discussões entre amigos, opiniões divergentes vieram à tona.
Como a proposta do CanalPsi Revista e do site CanalPsi é ser um espaço democrático na prática da cidadania, promovendo um intercâmbio entre os saberes e o exercício profissional, entre a capacitação e a ética; devemos respeitar todos os tipos de opinião.
O convite está aberto, portanto, a todos aqueles que queiram se manifestar acerca da temática, por sinal, bem polêmica, pois para haver ética é preciso que haja liberdade e para haver liberdade é preciso haver respeito às diferenças.

Quem desejar que o nome integre a Nota de Repúdio só terá que colocar o Selo da Campanha e acrescentar o nome à lista.

0 comentários: