julho 07, 2009

Nomes do Sintoma...



O que não cessa de se escrever no sintoma: ...reticências! (cf.: Lacan, R.S.I.). Pontos que marcam a interrupção da frase, a suspensão de uma melodia, a pausa que indica que há mais a dizer. Toda a variedade do sintoma o aproxima das reticências: a dúvida e a hesitação da neurose obsessiva, as pausas motoras na conversão histérica, as inibições nas fobias e abulias, a angústia com formação de sintoma e seus efeitos de despersonalização, ou ainda uma formação sintomática completa, sem angústia. O sintoma é a cruz que impede que tudo funcione... uma pedra no meio do caminho para o mestre.

E o sintoma vai se escrevendo..., como indício e substituto de uma satisfação pulsional. Eis o sentido do sintoma: o gozo sexual. Se a sexualidade infantil é o que sucumbe ao recalque, tornando-se a principal força pulsional da formação de sintoma, a peça essencial do seu conteúdo é o Complexo de Édipo, o complexo nuclear das neuroses, o que Lacan desenvolveu mostrando que o sintoma é um Nome-do-Pai.

O sintoma, como formação de compromisso se subtrai da influência do eu através de condensações e deslocamentos, pois, tal como os sonhos, é uma formação do Inconsciente, uma manifestação desejante. Sua satisfação é incestuosa, traumática, trazendo um gozo fálico sustentado pela fantasia. Criado para evitar o sinal da angústia, o sintoma atua como um estranho enxertado no eu causando dor, fazendo o sujeito padecer: cisalha do corpo, cisalha da mente. O sintoma, como metáfora é uma mensagem cifrada do Inconsciente que, em sua linguisteria é articulável e decifrável. Para que uma análise se inicie, o analista deve se colocar como aquele a quem essa mensagem possa ser endereçada e fazer funcionar o Inconsciente como rede de significantes e saber sobre lalíngua.

Como forma de gozar do Inconsciente, o que não cessa de se escrever, o sinthoma é o que do Inconsciente pode traduzir-se por uma letra: o sinthoma-letra pode ser desde um fonema, uma palavra, uma frase, e mesmo um pensamento (cf: Lacan, Seminário XX). Pausa na associação livre, imobilidade da libido, o sinthoma-letra fixa um gozo e pode operar de modo selvagem, pondo a funcionar o Inconsciente-Um encarnado na lalíngua...

Em sua variedade, o sinthoma é o que o sujeito tem de mais particular, o quarto elo do nó borromeano que une os três registros — Real, Simbólico, Imaginário.

Outro destino para o sintoma pode então ser alcançado em uma análise, dispositivo que permite ir do sintomal, ao sintoma analítico e deste ao sinthoma com o qual o sujeito se identifica ao final de uma análise. A análise, por operar o esvaziamento dos sentidos do sintoma e esgotar o deciframento dos significantes, é ciframento de gozo pondo um fim possível às reticências do sintoma. As XI Jornadas de Formações Clínicas do Campo Lacaniano-Rio convidam todos para discutir Nomes do sintoma..., e abordar, de Freud a Lacan, o sintoma, ou sinthoma.


Coordenação:
Rosane Melo e Maria Pinto

Comissão de organização:
Elvina Maciel Lessa, Maria da Glória Nunes, Rosanne Grippi e Yara Marconi

Comissão científica:
Andrea Brunetto (MS), Antonio Quinet, Arlindo Pimenta (MG), Elisabeth da Rocha Miranda, Georgina Cerquise, Glória Sadala, Maria Anita C. Ribeiro, Maria Helena Martinho, Sonia Alberti, Sonia Borges, Vera Pollo (coordenadora).

Subtemas

Do sintoma ao sinthoma
O sintoma analítico
O sentido do sintoma
Os caminhos da formação do sintoma
A mulher como sintoma
A criança como sintoma
O pai como sintoma
A 'varidade' do sintoma
Os nós do sintoma
O amor como sintoma
Sintoma e devastação
Sintomas e fenômenos psicóticos
O sintoma conversivo e o fenômeno psicossomático
Sintoma, linguagem e gozo
Deciframento e ciframento
Corpo e sintoma

Normas para apresentação dos trabalhos:

Lembramos àqueles que desejam apresentar trabalho que só serão selecionados os argumentos das pessoas previamente inscritas nas Jornadas. Os resumos de no mínimo 25 linhas deverão ser enviados para o e-mail secretaria@fcclrio.org.br até o dia 02 de setembro de 2009. É importante não esquecer que o nome do autor não deve vir junto ao resumo, mas em folha separada, da qual constam apenas o título do trabalho e o nome do autor. A divulgação dos trabalhos selecionados será feita no dia 30 de setembro na sede da instituição e na rede eletrônica de FCCL-Rio. Os trabalhos completos deverão ser enviados até o dia 30 de outubro, com o número máximo de 07 páginas, incluindo bibliografia, letra Times New Roman, corpo 12, espaço duplo.

0 comentários: