dezembro 03, 2008

Jornada Baixada Direitos Humanos

Assinada em 1948 pela Assembléia Geral das Nações Unidas a “Declaração Universal dos Direitos Humanos” fará 60 anos no dia 10 de dezembro. Na Baixada Fluminense a ONG ComCausa está propondo uma reflexão diferente sobre o tema, desassociando-o da violência e focando em ações de consolidação de uma cultura de direitos.

“Em geral as pessoas associam direitos humanos a violência, isto acaba restringindo o debate nas conseqüências e não nas causas. Temos que mudar esta concepção...”, afirma a socióloga Lene de Oliveira - coordenadora da ComCausa - “...o direito à cultura, educação, saneamento, sexualidade, comunicação, trabalho, habitação, auto-estima e reconhecimento, entre tantos outros, fazem parte dos direitos humanos”.

Para levar esta reflexão para a população a ComCausa está realizando a “Jornada Baixada: 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que consistirá da realização de diversas ações em municípios da região. A instituição colocará barracas itinerantes nas ruas e praças, além de promover cineclubes, shows e debates na primeira quinzena de dezembro.

“Queremos afirmar que a Baixada não é somente palco de violências, que aqui existem muitos movimentos e pessoas que atuam para a valorização da vida e a consolidação dos direitos humanos de diversas maneiras. Estas devem ser reconhecidas pelo seu trabalho” - afirma Adriano Dias, fundador da ComCausa.

As atividades de rua começarão no dia 01 de dezembro na Praça do Pacificador - em Duque de Caxias - em um ato pelo “Dia mundial de combate a AIDS”. Os debates e atividades sócio-culturais serão inauguradas em Nova Iguaçu - no 04 de dezembro - pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares e o historiador Chico Alencar, deputado federal membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.



informações
(21)3045 6642
ComCausa

0 comentários: