dezembro 16, 2008

Defesa de Dissertação

"Direitos sexuais e reprodutivos de mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social"

Dissertação de Mestrado de Aparecida Favorêto, que se realizará no dia 16 de Dezembro, às 14h30min, nas dependências da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), à rua Carvalho de Mendonça 144, sala nº 407, Santos (São Paulo).

MAKHOUL, Aparecida Favorêto. Direitos sexuais e reprodutivos de mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social. [Dissertação de Mestrado]. Santos: Universidade Católica de Santos; 2008.

A subordinação de gênero é um dos fatores que contribuem para a situação de vulnerabilidade social de mulheres chefes de família de cortiços nas áreas centrais de Santos. Com os objetivos de avaliar o impacto da situação de vulnerabilidade social na percepção dos direitos sexuais e reprodutivos por parte dessas mulheres e de conhecer sua história afetivo-sexual, foi realizada pesquisa qualitativa de natureza compreensiva e explicativa, baseada no método da história oral, mediante entrevistas com roteiro pré-estabelecido com questões em aberto. Foram realizadas em média três entrevistas com cada uma das 5 participantes, com duração de aproximadamente uma hora cada. Todas sofreram violência sexual e/ou física (espancamentos) na infância. A aceitação da inferioridade social da mulher diante do homem e a naturalização da maternidade e do cuidado da prole faz com que aceitem a violência doméstica e sexual e arquem com todas as responsabilidades com relação aos filhos. A dupla e tripla jornada de trabalho faz parte do cotidiano dessas mulheres, que encaram a laqueadura como única alternativa ao aumento do número de filhos. Elas relatam falta de desejo sexual e/ou dor nas relações sexuais. Os programas governamentais com relação aos direitos sexuais e reprodutivos só serão efetivos se incorporarem perspectiva educativa, que ultrapasse a informação, atingindo igualmente homens e mulheres de forma a levar a uma mudança nas relações entre os gêneros.

Palavras Chave: DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS, MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA, VULNERABILIDADE SOCIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS.

Informações: aparecidafavoreto@terra.com.br

0 comentários: