julho 28, 2008

Livro sobre adoção

Adoção: um direito de todos e todasLançamento de livro sobre adoção reúne psicólogos, antropólogos e líderes do movimento GLBTT

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e sua Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) lançaram, na noite desta sexta-feira (6), o livro sobre adoção por pais gays e lésbicas. O lançamento aconteceu durante a Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBTT), em Brasília, e reuniu psicólogos, antropólogos e líderes do movimento GLBTT. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Psicologia – CFP, Humberto Verona, do presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, do antropólogo e presidente do Grupo Gay da Bahia, Luiz Motti e do integrante da Comissão Nacional dos Direitos Humanos do CFP, Edmar Carrusca.

Para o presidente da ABGLT, Toni Reis, o lançamento da cartilha é o segundo marco de vitória na luta do movimento. “O CFP fez um trabalho excelente. Para nós, essa é a segunda grande vitória, a primeira veio com a resolução 001/99 (Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual). Só temos que dar os parabéns aos psicólogos envolvidos nesse trabalho”, completou Toni Reis. O presidente do CFP, Humberto Verona, mostrou que o Conselho tem se posicionado em relação aos temas ligados à orientação sexual. “Nós temos colocado a nossa posição frente a vários temas relacionados. Nós somos contra qualquer tentativa de patologização por parte dos psicólogos com relação à orientação sexual. Isso precisa ser respeitado por nós como profissionais que se preocupam com os cidadãos”, afirmou o presidente. “Nós desejamos contribuir, por meio deste material, para que as conquistas dos direitos de gays e lésbicas não sejam somente garantias legais, mas direitos efetivamente vivenciados” completou o presidente.

O livro “Adoção: um direito de todos e todas” é resultado de uma parceria com o movimento GLBTT e foi elaborado por psicólogos de diversas linhas teóricas, com reconhecida produção sobre o tema. De acordo com a coordenadora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP, Ana Luiza Castro, o livro tem como objetivo auxiliar na concretização de direitos já obtidos por meio da Constituição Federal Brasileira. "Queremos colaborar e contribuir com essa discussão e com a legitimação desses direitos para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, incluindo a possibilidade de adoção por gays e lésbicas", afirmou Ana Luiza.

Sobre a Conferência Nacional GLBTT - Essa é a primeira Conferência com essa abordagem no mundo e terá como tema “Direitos Humanos e Políticas Públicas: O caminho para garantir a cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBTT)”. O objetivo do encontro é propor políticas públicas e a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBTT, assim como avaliar e propor estratégias para fortalecer o Brasil sem Homofobia - Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBTT e de promoção da cidadania homossexual. A Conferência está sendo realizada em Brasília, até amanhã (8), no Centro de Eventos Brasil 21.

Fonte: POL

0 comentários: