abril 12, 2008

XVI Congresso Brasileiro de Psicodrama

XVI Congresso Brasileiro de Psicodrama Como sobreviveremos? Ação Transformadora e Responsabilidade

A violência, ao aquecimento global, a desumanização, a corrupção para citar alguns das temáticas atuais geradores de doenças e conflitos pessoais e sociais.

Abordaremos estes temas do ponto de vista teórico e metodologicamente à luz da Socionomia, Ciência Social criada por Jacob Levy Moreno, que intervém e investigam as relações interpessoais através de métodos como o Sociodrama e o Psicodrama.

Estes métodos promovem a vivência da realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos, facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis no grupo, numa ação transformadora que convoca a co-responsabilidade.

Neste sentido este congresso propõe-se a refletir, contextualizar e intervir na adequação de novas respostas aos conflitos da atualidade relacionados à convivência social e ambiental.

Temos como objetivos específicos:

1º - Criar um espaço onde todas as expressões do movimento psicodramático brasileiro possam se concretizar.

2º - Congregar todos os psicodramatistas brasileiros num clima afetivo e acolhedor que estimule o encontro e intercâmbio de idéias, experiências e vivências.

3º - Incrementar e divulgar o Psicodrama para todos os setores de profissionais da Saúde, Educação, Comunidade, Empresas, Instituições e áreas afins.

4º - Valorizar a qualidade científica dos trabalhos a serem desenvolvidos e apresentados no XVI Congresso Brasileiro de Psicodrama.

5º - Promover intervenções comunitárias no local onde acontecerá o evento, a fim de contribuir com o desenvolvimento psicossocial deste território.

0 comentários: