abril 08, 2008

4° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística

Abertas as inscrições para o 4° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística

Tema: Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Até 13 de junho, repórteres, editores (inclusive executivos), chefes de reportagem, estudantes e professores de cursos de jornalismo, profissionais que atuam em mídia on-line ou alternativa podem se inscrever. Diferente da maioria das premiações jornalísticas – que reconhecem matérias prontas –, os participantes apresentam sugestões de pautas especiais. Os escolhidos em cada categoria recebem apoio financeiro e técnico para realizá-las, além de prêmio em dinheiro.

Com essa estratégia, o objetivo do projeto, apoiado pela Childhood Brasil (Instituto WCF - Brasil), é estimular a imprensa brasileira a ampliar e qualificar a cobertura sobre o abuso e a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes com ênfase na discussão das políticas públicas existentes para a prevenção e atendimento aos meninos e meninas vítimas desta forma de violência.

Temática Especial
Esta 4ª edição traz duas novidades. A oficina de apresentação e discussão de conceitos técnicos para conduzir a investigação e a produção das reportagens - para as equipes que tiverem seus projetos selecionados; e a inclusão da categoria “Temática Especial”, que irá premiar projetos de reportagens sobre o tema “Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual”. As demais categorias são “Mídia Impressa - jornais e revistas”, “Rádio”, “TV” e “Mídia Alternativa” – que inclui veículos da Internet, jornais, rádios e TVs comunitárias ou universitárias.


Como participar

O candidato deve se inscrever pelo site da Agência de Notícias dos Direitos das Crianças ANDI e apresentar a sua Proposta de pauta detalhada sobre o tema com justificativa, roteiro de produção da matéria ou série de reportagens, pessoas envolvidas, relação dos gastos que serão feitos (estimativa) e das fontes que inicialmente serão ouvidas.

0 comentários: