novembro 22, 2010

Cordélia Brasil

Texto revolucionário de Bivar é apresentado em Sorocaba na próxima 4ª, com entrada franca

A peça só podia ter mesmo sua estreia em 1968, o famoso ano que, conforme o escritor Zuenir Ventura, “não terminou”. Mesmo com o Brasil de ponta cabeça, e a ditadura no contorno do país, o dramaturgo Antonio Bivar colocou em cena Cordélia Brasil, que provocou os conservadores com sua escancarada revolução sexual.

O projeto Letras em Cena apresenta o clássico texto de Bivar, em Sorocaba, na próxima quarta (24), com direção de Nelson Baskerville, no Auditório da CPFL Piratininga. O elenco traz, entre outros, Mauricio Machado e Gabriela Alves. A leitura acontece no Auditório da CPFL Piratininga, às 19h, com entrada franca.

Pensamento mais moderno
Na estreia da peça no Rio de Janeiro, em 1968, com direção de Emílio di Biasi e Norma Bengell no elenco, o autor Antonio Bivar recebeu do crítico Yan Michalsky (Jornal do Brasil), o julgamento: "Antonio Bivar é o pensamento mais moderno do teatro brasileiro". Vinte anos depois, outro crítico, Sábato Magaldi, foi incisivo: "Cordélia Brasil já é um clássico do moderno repertório teatral brasileiro".

Por Cordélia Brasil e por outra peça sua, Abre a Janela e Deixa Entrar o Ar Puro e o Sol da Manhã, Antonio Bivar recebeu todos os prêmios de Melhor Autor de 1968, em São Paulo (Molière, Governador do Estado e APCA). Por sua interpretação de Cordélia, Norma Bengell conquistou o Prêmio Governador do Estado de Melhor Atriz.


Serviço

Evento: Letras em cena – Leituras Dramáticas e Poéticas
Curadores: Clóvys Tôrres e Marina Mesquita
Local: Auditório da CPFL Piratininga
Av. Armando Pannunzio, 1555, Jd. Romilda. Sorocaba
Data: 24 de novembro
Horário: 19h
Programação gratuita. Entrada por ordem de chegada, a partir das 18h.
Mais informação em (19) 3756-8000
Classificação etária: sem restrições.
Informações: CPFL Cultura

Assessoria de Imprensa
Maria Claudia Miguel (Cacau)
Telefones: (19) 9743-2142; (19)7808-3547
Skype cacaumiguel1

0 comentários: