dezembro 09, 2009

Prêmio Cultural Claudinho Gomes


Cultura, Direitos Humanos e Saúde Mental são os três eixos em torno dos quais gira o Prêmio Cultural Claudinho Gomes. Promovido pelo CRPRS, o Prêmio é a culminância de um processo de cidadania e inclusão a partir da expressão artística.

Ao modo de Artur Bispo do Rosário, Claudinho Gomes foi um “louco-artista” gaúcho falecido precocemente. A partir da valorização de sua arte, conquistou voz própria e o reconhecimento social, o que só foi possível através do tratamento respeitoso e humanizado para além dos muros manicomiais.

Os 119 trabalhos que foram inscritos ao Prêmio por usuários, acadêmicos e profissionais da psicologia – artigos, poemas, pinturas e esculturas – refletem e ampliam este desejo de potencializar e articular Cultura, Direitos Humanos e Saúde Mental.

Com muita satisfação, convidamos os gestores, trabalhadores e usuários da rede de saúde mental que colaboraram nessa construção coletiva a participar do evento de premiação. As obras inscritas estarão expostas de 12 a 20 de dezembro de 2009 na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. O evento de premiação será na quinta-feira, dia 17 de dezembro, às 18h, no mesmo local.


FONTE; CRP-RS

0 comentários: