dezembro 02, 2009

II Congresso CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS Y CULTURAS

DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS DO CONHECIMENTO. OLHANDO PARA O FUTURO DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE.

Data: 29 de outubro a 1º de novembro de 2010.

Universidade do Chile-Usach.

A rede de Estudos sobre Migrações, Nacionalismo e Cidadania (USACH, 2008), convoca a todos os interessados em participar do simpósio:

Os desafios da globalização. Perspectivas conceituais, históricas e problemas atuais em relação às migrações, cidadania e os nacionalismos na Europa e América.

Coordenadores:

Dra. Martha E. Ruffini
Universidade del Comahue-Argentina
meruffini@gmail.com

Dra. Maria Eugenia Cruset
Universidade Nacional del La Plata-Argentina
mcruset@hotmail.com

Dr. Hélcio Ribeiro
Universidade Presbiteriana Mackenzie – Brasil
helcioribeiro@uol.com.br


Convocação

O conjunto das transformações políticas, econômicas, sociais e culturais dos últimos trinta anos colocaram novamente alguns conceitos no centro das discussões a respeito dos desafios da era global. Mudanças nas configurações históricas que hoje colocam em cheque o Estado-nação, a interação e interconexão entre indivíduos e organizações via mercado e redes de informação global, a diversidade cultural, a problemática das migrações e sua relação com o renascimento dos nacionalismos e a crise do conceito de cidadania elaborado na modernidade, impõe a necessidade de uma reflexão sobre o conteúdo problemático destes conceitos, de sua História, de seu presente e futuro.

O desenvolvimento do continente americano está sendo fortemente influenciado pelos processos de migração que constituem um dos fenômenos mais destacados da relações políticas Norte-Sul. Por outro lado, as relações entre grupos migrantes (diásporas) com os países de destino e de origem, geram uma série de redes políticas, sociais e econômicas que exigem estudos que contribuam para elucidar essas novas configurações, conflitos e dimensões do problema.

Visto desta forma, a migração está sempre relacionada a processos de construção e reconstrução de identidades. Nesse contexto o papel do Estado é de enorme importância para o modelo de Nação que está sendo forjado, contribuindo positiva ou negativamente para a integração das populações imigrantes. Por essa razão nacionalismo e a imigração são variáveis de estudo interdependentes. Por sua vez migrações transnacionais geram dúvidas a respeito dos direitos de cidadania, sobre o conteúdo das políticas de recepção ou expulsão dos imigrantes nos diferentes países, bem como do papel dos organismos supranacionais.

Historicamente o conceito de cidadania nos remete à lógica de inclusão/exclusão como parte da dimensão simbólica da dominação estatal. Pensá-lo como chave histórica e conceitual pode contribuir significativamente para a compreensão atual do problema.

Com esta convocação, retomamos as reflexões iniciadas tanto no simpósio realizado no I CONGRESSO INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO (Santiado do Chile, 2008), como no simpósio desenvolvido no 53º CONGRESSO DE AMERICANISTAS (México), que resultaram na criação de uma rede e a publicação de um livro de recente edição que busca difundir as exposições mais significativas do I Congresso Internacional do Conhecimento.

Convidamos os colegas de todas as disciplinas que trabalham com a temática aqui exposta a participar do II Congresso Internacional do Conhecimento. Serão especialmente valorizados os trabalhos que abordem perspectivas conceituais, metodológicas, históricas, problemas atuais da cidadania, migrações e nacionalismos europeus e americanos.

As propostas poderão ser enviadas em espanhol, português e inglês.
Os resumos das exposições (200 palavras) e a inscrição institucional serão aceitos até 31 de MAIO DE 2010.

O artigo definitivo (15 folhas no máximo) será aceito até 31 de AGOSTO.

Serão aceitos no simpósio somente os artigos aprovados. A Coordenação do Simpósio avalia os artigos e, por esta razão, os resumos e artigos devem necessariamente ser enviados aos três coordenadores na data prevista.

0 comentários: