setembro 29, 2009

Seminário Pró-Conferência Nacional da Comunicação: Psicologia e Democratização da Comunicação na Amazônia

O Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região – Pará/Amapá(CRP10) vai promover nos dias 2 e 3 de outubro, no auditório da Computer Hall, em Belém, o Seminário Pró- Conferência de Comunicação “Mídia: quem é dono dessa voz?”. Este evento está sendo considerado uma Conferência Livre preparatória para a 1ª Conferência Estadual de Comunicação (CONESCOM), que será realizada no período de 29 a 31 de outubro, no Hangar.

O CRP10 é uma das entidades da sociedade civil que compõem a comissão organizadora da 1ª CONESCOM, da qual sairão os delegados que participarão da Conferência Nacional. A Portaria designando as entidades que compõem a comissão estadual saiu no Diário Oficial do dia 11 de setembro.

Em seu evento regional dos dias 2 e 3, o CRP10 vai abordar as temáticas incluídas nas diretrizes propostas pelo Sistema Conselhos de Psicologia para a Conferência Nacional, que são: fim da publicidade dirigida às crianças; fim da publicidade de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas; fim da exploração da imagem da mulher, crianças e adolescentes na mídia; controle social da mídia e mídia e trânsito. Foram convidados palestrantes de renome nacional, representantes da sociedade civil e membros da Comissão Estadual de Comunicação.

A Psicologia – O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais reconhecem a importância da comunicação, da mídia para a construção de subjetividades e para a promoção de cidadania e vêm continuamente lutando para a promoção de uma comunicação democrática no Brasil. Por entender que os meios de comunicação interferem e até pautam o diálogo no relacionamento das pessoas, assim o Sistema Conselhos de Psicologia assume o compromisso de ampliar esse debate junto com a sociedade.


A I Conferência Nacional de Comunicação terá como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e acontecerá nos dias 1º, 02 e 03 de dezembro de 2009, em Brasília. Ela será presidida pelo Ministério das Comunicações e contará com a colaboração direta da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria de Comunicação Social.

---
PROGRAMAÇÃO BELÉM
Auditório da Computer Hall, em Belém

02 de outubro
8h30- Abertura
9h00- Palestra: Fim da publicidade dirigida às crianças Palestrante: Isabella Vieira Machado Henriques – Coordenadora Geral do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, em São Paulo( SP )
9h30- Debate
10h00- Mesa Redonda: Tema: Exploração da imagem da mulher, crianças e adolescentes na mídia Composição: - Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense - Movimento República do Emaús - Vice-Coordenadora da Faculdade de Psicologia da UFPA - Adelma do Socorro Gonçalves Pimentel.
10h30- Debate
11h00- Intervalo
14h00- Exibição do vídeo sobre Democratização da Comunicação
15h00- Debatedores: Rodolfo Valentim Carvalho do Nascimento – Vice Presidente do CRP-10 Rosane Steinbrenner - Profa. Mestre do Curso de Comunicação Social da UFPA
15h30- Mesa Redonda: Fim da publicidade de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas Composição: - SESPA – Saúde Mental - Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. - SIPEP - Sindicato dos Publicitários do Estado do Pará
16h00 - Debate
17h00 - Programação Cultural
17h30 - Coffee Break

03 de Outubro de 2009
8h30- Palestra: Psicologia, Mídia e Produção de Subjetividade Palestrante: Roseli Goffman – Conselheira do Conselho Federal de Psicologia e Representante da Comissão Nacional da COFECOM
09h00- Debate
10h00- Mesa Redonda: Conjuntura, Táticas e Parcerias para a Conferência Nacional da Comunicação. Composição: - Representante da Comissão Organizadora da Pró-conferência Estadual de Comunicação - Representante da Comissão Organizadora da Pró-conferência Nacional de Comunicação - Representante do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região PA/AP.
11h30-Encerramento

---
PROGRAMAÇÃO MACAPÁ
02 de Outubro
08h30 - Palestra: Psicologia, Mídia e Produção de Subjetividade
Palestrante: Roseli Goffman - Conselheira do Conselho Federal de Psicologia e Representante da Comissão Nacional da COFECOM
09h30 - Mesa Redonda: Controle Social da Mídia
Mediador: Representante da Seção Amapá de Psicologia
Debatedores:
-Representante da Secretaria Estadual de Comunicação
-Volney Oliveira - Representante do Sindicato dos Jornalistas
-Adriana Pio - Professora da Faculdade SEAMA - Curso Comunicação
-Assunção José Pureza Amaral – Prof. Dr. Representante da UNIFAP
-Maurício Medeiros - Representante da Rádio Comunitária Novo Tempo
10h30: Debate Geral
11h30: Encerramento

---
Conselho Regional de Psicologia 10ª Região PA/AP (ASCOM/CRP10)
(91) 8121-8726
Visite: www.crp10.org.br

0 comentários: