outubro 14, 2008

LILITH E EVA - Imagens arquetípicas da mulher na atualidade

Clique para maiores informaçõeslivro "LILITH E EVA - Imagens arquetípicas da mulher na atualidade", de Valéria Fabrizi Pires

Atualmente, exige-se que as mulheres tenham um comportamento baseado em moldes tradicionais – boa esposa, boa mãe, boa filha, boa dona-de-casa – e, ao mesmo tempo, se adaptem ao cotidiano e à realidade atual, em que elas devem desempenhar uma gama maior de tarefas. Porém, isso gera uma situação de ambigüidade. Sem os velhos padrões conhecidos e seguros, emergem nelas os sentimentos permanentes de inadequação e marginalização. Arquetipicamente, o aspecto tradicional feminino está associado à figura de Eva, que representa submissão, dependência, fraqueza, inferioridade e maternidade. Já a mulher moderna pode ser identificada com Lilith, modelo de liberdade, independência, igualdade, desejo, sensualidade. Tendo em vista as características desses mitos, qual é o modelo mitológico mais reproduzido pelas mulheres atualmente: Lilith ou Eva? Neste livro instigante e revelador, Valéria Fabrizi Pires responde a essa e a outras perguntas, buscando discutir os papéis femininos na contemporaneidade.
***
Valéria Fabrizi Pires é psicóloga pela Umesp, especialista em Psicopedagogia pela Universidade São Marcos e mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Atualmente, é professora de Psicologia da Educação na Uninove.

Para ler as primeiras páginas do livro

0 comentários: