Palestra com James T. Sears
A apresentação examinará pesquisas sobre o tema da violência psicológica e física exercida por alunos sobre outros alunos (*Bullying*, no termo em inglês*)* nas escolas, quando esta é relacionada à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. O pesquisador apresentará uma análise comparativa de políticas governamentais e educacionais relativas à segurança nas escolas para a juventude LGBT em países de todo o mundo. A violência psicológica e física nas escolas baseada na discriminação por orientação sexual tem dimensões psicológicas e sociológicas.
Psicologicamente, o *bullying* requer uma compreensão do indivíduo que o pratica e sua relação com seu alvo. Sociologicamente, as estruturas organizacionais, as dinâmicas interpessoais e o currículo das escolas (fatores que juntos constituem o clima escolar) promovem a heterossexualidade e frequentemente reforçam o heterossexismo.
Portanto, políticas que explicitamente proíbam o *bullying *baseado na orientação sexual ou na identidade de gênero são tão importantes quanto as práticas pedagógicas e materiais escolares que colocam em questão a heterodoxia sexual e de gênero.
Local: Auditório do IMS/UERJ – 6º andar – Bloco E
Data: 7 de outubro 2008 - 14h
outubro 02, 2008
Bullying homofóbico nas Escolas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário