dezembro 13, 2007

SATEPSI

O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI - foi criado pelo CFP para avaliar os testes psicológicos comercializados no Brasil, a fim de garantir a qualidade desses instrumentos.

O CFP disponibiliza um conjunto de documentos sobre a avaliação dos realizada, tais como resoluções, editais, grupo de pareceristas, comissão consultiva em avaliação psicológica, novidades e respostas para as mais freqüentes perguntas dirigidas ao CFP sobre o tema.

É preciso esclarecer que os testes psicológicos considerados desfavoráveis, segundo os critérios estabelecidos na Resolução CFP n.º 002/2003, dizem respeito ao emprego dos Manuais - sem o devido estudo na população brasileira -, que foram considerados inadequados para uso do profissional quanto ao levantamento e à análise dos dados.

O profissional que utiliza-se de testes psicológicos deverá, portanto, estar atento para o SATEPSI, acompanhando as atualizações com alguma freqüência, lembrando que será considerada falta ética o emprego de instrumento com parecer desfavorável pelo CFP.

0 comentários: