março 05, 2008

Credenciamento de cursos de especialização


Credenciamento de cursos de especialização

No ano 2000, o Conselho Federal de Psicologia - CFP instituiu, a partir da Resolução CFP nº 014/00, alterada e complementada posteriormente pela Resolução CFP nº 002/01, o Título de Especialista em Psicologia e as formas pelas quais os profissionais psicólogos podem obtê-lo, uma das quais, por conclusão de curso de especialização credenciado pelo CFP.

Sobre este assunto, o Conselho editou ainda as Resoluções CFP nº 007/01 e nº 008/01, aprovando o Manual para Credenciamento de Cursos com finalidade de Concessão do Título de Especialista e respectivo registro e instituindo a taxa de administração e custeio do processo de Cadastramento de Cursos com vistas ao Credenciamento junto ao CFP para aceitação de certificados e concessão de Título de Especialista e respectivo registro, respectivamente.

Para efetivar o credenciamento, conforme previsto em Resolução, o Conselho Federal de Psicologia firmou convênio com a ABEP - Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (www.abepsi.org.br), a qual está responsável pela análise das solicitações das instituições que queiram credenciar seus cursos. Este processo teve seu início no final de 2001.

Até o momento o CFP já efetuou o credenciamento de 61 cursos de especialização. Outros cursos já têm suas documentações em processo de análise para o credenciamento.

0 comentários: