junho 24, 2010

TOPOGRAFIA DE UM DESNUDO

filme de Teresa Aguiar entra em cartaz no Rio de Janeiro

Pré estréia

Cine Odeon, dia 25/06, às 19 horas, seguido de debate: "Imprensa, Estado e População de Rua"

SINOPSE: Rio de Janeiro, anos 60. A cidade prepara-se para receber a visita da rainha Elizabeth. Um clima de tensão social e política antecede o golpe militar. Uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve num perigoso jogo de interesses. Governo e polícia empreendem a "Operação mata-mendigos", com o objetivo de "limpar" a cidade para a visita da rainha. Os mendigos são torturados e jogados no rio Guandú. Policiais e funcionários do Governo da Guanabara são indiciados. Com o Golpe de 64, os inquéritos são arquivados e o episódio apagado da história do Brasil.

Duração: 86 minutos (1 hora e 26 minutos). Drama / Ano de produção 2009.

Elenco:

Lima Duarte (Russo) Ney Latorraca (Manoel) Gracindo Junior (Paco) José De Abreu (Cabo Lucas) Nilda Maria (Teo) Maria Alice Vergueiro Kito Junqueira

TOPOGRAFIA DE UM DESNUDO participou da Mostra São Paulo/2009, nos festivais: de Vina del Mar, no Chile, no Film Bazzar do Festival de Cinema de Goa na India, no Ateneo Mairena em Sevilha, em Barcelona (Aula Magna na Universidade Autonoma de Barcelona) e no Centro Francesca Bonnemaison em Barcelona (Espanha). Também foi exibido no evento para assinatura da Politica Publica para População de Rua, com a presença do Presidente Lula, em dezembro 2009 em São Paulo. O filme ficou 2 meses em cartaz no Belas Artes/SP.

Assessoria de Imprensa / Rio

Paulo Henrique Souto.
Tels. 21 2535 1883
21 2535 1883 / 9644 1764.

"Topografia de um desnudo" é um filme necessário ao debate sobre a atual conjuntura social e política que atinge a população em situação de rua, especialmente no Rio de Janeiro.



Apoio:

Fórum Permanente sobre População Adulta em Situação de Rua do Estado do Rio de Janeiro
Fase - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional
Conselho Regional de Serviço Social - RJ
Organização Civil de Ação Social - Revista Ocas
Conselho Regional de Psicologia - RJ

0 comentários: