junho 10, 2010

Lançamento do livro A Vida Criativa em Winnicott

clique para ampliar
O trabalho de Beatriz Gang Mizrahi, que tem origem em sua tese de Doutorado em Psicologia Clínica realizado na PUC-Rio, se junta valorosamente àqueles que buscam repensar alguns alicerces da psicanálise a partir das impactantes e surpreendentes contribuições de Winnicott, cujos textos nos mostram com simplicidade e limpidez a relevância e a urgência de se sair de um modelo que restringe a vida psíquica a um funcionamento intrapsíquico, se entendemos que a gênese e a formação do psiquismo se dá na interação deste com o ambiente. Mizrahi explora de forma criativa e competente as implicações políticas desta nova concepção para o ambiente social. Por um lado, elabora uma pertinente crítica a alguns valores tanto da modernidade quanto da pós-modernidade, e por outro, enfatiza a importância, para os indivíduos como para a sociedade, de contextos sociais facilitadores.

André Martins

Filósofo e psicanalista, professor associado da UFRJ

Ao confrontar a obra de autores tão formidáveis e distintos como Donald W. Winnicott e Michel Foucault, Bia Gang produz um trabalho ousado e original tanto no sentido acadêmico quanto no sentido ético-político. Suas inquietações procuram romper os limites estritamente epistemológicos, articulando afeto e poder, criatividade e alteridade, subjetividade e história, singularidade e política. Baseada em uma sólida experiência clínica e institucional, Bia Gang desconstrói a naturalização do desamparo humano, presente na obra freudiana, como pedra de toque para construção de um homem criativo, solidário e socialmente novo, hibridizando de forma original o mundo subjetivo e o mundo político.

Esta obra interessa não apenas ao leitor acadêmico mas a todos aqueles que buscam uma teoria crítica que forneça subsídios para a construção de subjetividades ética e politicamente comprometidas com a solidariedade, a participação e a transformação social.

Gustavo Corrêa Matta
Psicólogo e psicanalista, pesquisador da FIOCRUZ
Beatriz Gang Mizrahi é psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-RJ.

0 comentários: