junho 16, 2010

Café Filosófico CPFL em Sorocaba

Maria Noemi de Araújo participa da série
Cair na ficção - Pintura, Cinema, TV e suas relações com a realidade

"O olhar tecido no espaço" é o tema de Maria Noemi de Araújo no Café Filosófico CPFL de 18 de junho, às 19h, em Sorocaba. O encontro integra a série Cair na ficção - Pintura, Cinema, TV e suas relações com a realidade, que tem curadoria do psicanalista Ricardo Goldenberg.

Maria Noemi de Araújo é psicanalista, pedagoga, mestre em Filosofia da Educação pela PUC-SP e em Sociologia da Educação pela Sorbonne e também doutora em Educação pela UFSCar. Participou do Cineclube Antônio das Mortes, em Goiânia, e realizou o vídeo Creche: um espaço educativo. Integrou a equipe do filme Passeios no Recanto Silvestre, de Mirian Chnaiderman, e é membro do Comitê de Redação da revista Infos-Brésil (Paris), responsável pela coluna 'Urbanités'.

"Um filme pode colocar em jogo os limites do corpo e do espaço tendo o olhar como vínculo íntimo que os une. A partir dos conceitos freudianos de fobia e angústia histérica, analisaremos o olhar como um organizador da dialética entre o subjetivo e o objetivo, o interior e o exterior, o imaginário e o simbólico. Em Eu me lembro (2006, Navarro), Pixote (1981, Babenco) e Zazie no metrô (1960, Malle) nos interessa o olhar da infância que vai ao longo do filme articulando a linguagem do filme com a concepção freudiana sobre a importância do que a criança ouve em relação ao que vê e fala", adianta a convidada sobre o encontro desta sexta-feira.

O Café Filosófico CPFL em Sorocaba é realizado no Auditório da CPFL Piratininga (Avenida Armando Pannunzio, 1555 - Jd. Romilda). A entrada é gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h (capacidade: 90 lugares).

Mais informações no site ou pelo telefone (19) 3756-8000.



Assessoria de imprensa
CPFL Cultura
Cárita Abdal
carita@cpfl.com.br
(19) 3256-2500 / (19) 7808-3547

0 comentários: