março 04, 2010

I Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas Clinica, Educacional e Jurídica

O I Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas Clinica, Educacional e Jurídica é fruto da confluência do trabalho de décadas de pesquisa, ensino e extensão de instituições acadêmicas, brasileiras e francesas, e de organismos internacionais que se preocupam com a organização de redes de atenção e intervenção à adolescência, particularmente no que concerne ao desenvolvimento de ações de enfrentamento dessa problemática. A esse evento agregam-se dois outros: o II Seminário Internacional sobre Adolescentes - Clínica e Cultura e o III Seminário de Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei. Ambos tiveram as suas versões anteriores promovidas, respectivamente, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de Brasília e pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

O conjunto da proposta retrata a integração de esforços e ações em pesquisa, estudos e atenção à temática da adolescência e violência e vem consolidar a discussão nacional e internacional em torno dessa questão, considerando os mais diversos contextos: clínico, saúde, educacional e jurídico.

O evento pretende impactar gestores, educadores, pesquisadores e profissionais de diferentes segmentos da comunidade, mobilizando-os em direção à sensibilização e entendimento dos diferentes tipos da violência e vulnerabilidades que afetam os jovens na sociedade, nas instituições e nas famílias, além de evidenciar um conjunto de abordagens e perspectivas de pesquisa e de intervenção que subsidiam trabalhos acadêmicos e de políticas públicas. Enfocar a discussão sobre pesquisas, redes de atenção e políticas de atendimento para jovens em situação de vulnerabilidade poderá contribuir para o aprofundamento de ações na área, para a formação continuada de profissionais e a articulação em rede entre diversos atores sociais atuantes, direta e indiretamente, com a temática da adolescência e vulnerabilidade.

Nessa perspectiva, algumas questões podem ser levantadas. Como as diversas instituições e segmentos sociais (escola, saúde, justiça, família) família têm atuado e problematizado o trabalho com o adolescente? Como compreender o agir violento na adolescência? Quais as possibilidades de trabalho institucional com os adolescentes que agem pela via da violência e com os que se encontram em situação de vulnerabilidade? Como a sociedade pode fazer face à violência? É possível contê-la e canalizá-la? As inquietações são muitas e as respostas não são evidentes para grande parte dos profissionais que atuam com questões dessa natureza, nos campos clínico, escolar, jurídico e da saúde. Contribuir de forma significativa para a reflexão, estudos e pesquisas sobre as origens dessa violência e as possibilidades de trabalho nos mais diversos contextos é o objetivo desse evento. Espera-se, ainda, fortalecer diretamente as Redes Nacionais e Internacionais de enfrentamento à violência, ligadas à adolescência e juventude.


ENVIO DOS TRABALHOS E FORMA DE SELEÇÃO

Serão aceitos para apresentação no evento apenas trabalhos no formato de Comunicações Orais e Pôsteres. A data limite para apresentação dos resumos das propostas será 30 de março de 2010. Os resumos deverão ser enviados para o e-mail cong.adolescencia@universa.org.br com cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição anexada.

A Comissão Científica avaliará os resumos das propostas, nos quais deverão constar: título, autores, instituição, endereço eletrônico do primeiro autor e um texto de, no máximo, 800 palavras e, no mínimo, 400. Os resumos serão publicados nos Anais do evento.

Para maiores informações acesse o site do Congresso

0 comentários: