maio 06, 2008

Direitos Humanos no Ensino de Psicologia

O Ensino de Psicologia para os Direitos Humanos será discutido numa série de debates on-line, com a participação de acadêmicos, psicólogos e destacados especialistas no tema. Os debates pretendem contribuir na incorporação da temática dos direitos humanos na formação das psicólogas e psicólogos e fortalecer o compromisso social assumido pela Psicologia como ciência e profissão. Além disso, buscará avançar na explicitação e no detalhamento dessa relação no que diz respeito à produção científica e às experiências desenvolvidas pelos psicólogos em organizações, movimentos sociais e nas instituições de ensino, procurando promover o encontro dos saberes e fazeres que incidam nas práticas de formação e na atuação ! em direção ao ensino de psicologia para os direitos humanos.

A promoção é da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP e do Conselho Federal de Psicologia, com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Entre as metas do projeto, além dos debates on-line, estão a realização de um Seminário Nacional sobre a Psicologia e a Educação em Direitos Humanos, uma Pesquisa sobre as Experiências e Produção Científica em Psicologia e Educação em Direitos Humanos e a publicação de um livro com as palestras proferidas nos eventos.
Em locais a serem posteriormente divulgados os Núcleos (ABEP) e Conselhos Regionais (CFP) organizarão Oficinas presenciais, que se estenderão por todo o dia. A programação deverá incluir no período da manhã o debate nacional on-line com transmissão ao vivo, e, na parte da tarde, debate presencial entre os participantes da Oficina.
Participe dos debates online:
07/08 - "Desenvolvimento da cultura de Direitos Humanos nos espaços educativos e os desafios para a Psicologia."

21/08 - "Educação para os Direitos Humanos e as contribuições da Psicologia: destaques regionais"

11/09 - "Formação nos cursos de Psicologia e o desenvolvimento da cultura de Direitos Humanos"

25/09 - "Desafios para a Psicologia no cenário das violações dos Direitos Humanos"
A partir de 5/8/08 confira a programação completa e utilize a ferramenta com informações e textos sobre a temática dos Direitos Humanos no site do CFP

0 comentários: