novembro 17, 2007

Avaliação Psicológica

ilustração
Todo nosso conhecimento inicia-se nos sentidos, passa ao entendimento e termina na Razão (Immanuel Kant).

A avaliação psicológica é uma função privativa do psicólogo, assegurada pela Lei N.º 4.119 de 27/08/62, que pretende investigar aspectos da personalidade de determinado sujeito no seu respectivo contexto de vida, segundo a queixa apresentada e suas específicas características.

Entendida como um processo no qual o psicólogo pode ou não utilizar testes, inclui o Psicodiagnóstico, este sim, definido como um procedimento científico que, necessariamente, utiliza testes psicológicos. Esta técnica visa abarcar os aspectos passados, presentes (psicodiagnóstico) e futuros (prognóstico) da personalidade avaliada, por meio de métodos e técnicas psicológicas reconhecidas.

Embora seja uma produção que teve sua origem na busca por reduzir “o psíquico ao seu correlato fisiológico”, reconhece-se, atualmente, que as questões de ordem psicológica têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo, as mesmas, elementos constitutivos no processo de subjetivação, não devendo estar apartadas da análise do sujeito MIRANDA JR. Psicanálise e avaliação psicológica no âmbito jurídico. In: SHINE, S. (Org.). Avaliação Psicológica e Lei. Adoção, Vitimização, Separação Conjugal, Dano Psíquico e outros temas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, p.159-174.

Confira o artigo O Processo 'Mágico' da Avaliação Psicológica.

0 comentários: