Evento promoverá intercâmbio de práticas e saberes da Psicologia Latinoamericana

“A expectativa é que este Congresso seja mais um passo na consolidação de nossa ULAPSI, a partir da potencialização da Psicologia latino-americana e do desenvolvimento de ações que visem responder as demandas de nossos povos”, acredita a representante do Brasil na Ulapsi e conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), a psicóloga Adriana Eiko.
A conselheira aguarda, nesta edição, uma maior participação dos diferentes países que compõem a ULAPSI. “Com isso poderemos alçar novos voos e projetos na América Latina”, pensa Eiko.
O integrante do Comitê Gestor do Congresso, o psicólogo guatemalteco Juan Cristobal Aldana, também espera que o V Congresso contribua para a inserção de todos os países da Organização dos Estados CentroAmericanos ( composta por Guatemala, Costa Rica, Honduras, El Salvador e Nicarágua) na ULAPSI. “Espero ver ainda discussões sobre a presença das (os) psicólogas (os) da América Latina – nas instituições públicas e privadas – sobre temas relevantes, como violência e saúde pública, defesa de nossas práticas e conhecimentos, além do fortalecimento de nossas organizações em seu compromisso com os povos latino-americanos”, afirmou.
Já Diana Lesme, que esteve presente na abertura do VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Brasília, aproveitou a ocasião para falar em nome da Ulapsi. Ela saudou as (os) pscicólogas (os) brasileiros em seu processo de construção democrática das políticas da profissão e convidou a todos para o V Congresso ULAPSI. Para Lesme, o CNP representou uma oportunidade para repensar práticas e para fazer perguntas em busca de respostas inovadoras para a Psicologia.
Ainda entre os projetos em curso para melhorar a integração da Psicologia latino-americana, está, segundo Adriana Eiko, a possibilidade de potencializar os intercâmbios a partir da construção de uma mostra itinerante, um desdobramento da Praça da América Latina que foi realizada na 2ª Mostra, que continha exposições de trabalhos de psicólogas (os) dos países que compõem a ULAPSI.
Temas
Sete eixos temáticos serão discutidos nas mesas do V Congresso, abordando, por exemplo, as práticas, direitos e formação das (os) psicólogas (os) na América Latina. São eles: “A construção do conhecimento na Psicologia da América Latina”; “Povos da América Latina e práticas da Psicologia”; “Direitos Sociais e Humanos nos países da América Latina”; “O Psíquico, uma explicação multi e transdisciplinar e seus espaços de intervenção”; “As práticas institucionais da Psicologia na América Latina”; “Formação e especialização do psicólogo na América Latina”; e “Organização dos psicólogos e sua incidência na sociedade da América Latina”.
As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.ulapsi.orgvulapsi. O valor para profissionais é de U$ 70,00 e para estudantes é de U$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas por email – vulapsi@ulapsi.org ou pelo telefone (502) 4015-9552.
0 comentários:
Postar um comentário