janeiro 31, 2011

Fundação lança Programa Bolsa Nota 10

Com o objetivo de incentivar os programas de pós-graduação do estado das instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro, a Fundação lança nessa quinta-feira, 27 de janeiro, o primeiro edital de 2011, o Programa Bolsa Nota 10. Esta á a quarta edição do edital, que existe desde 2007 e premia os melhores alunos dos programas de pós-graduação do estado do Rio de Janeiro, com conceitos 5, 6 e 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concedendo bolsas especiais a alunos de mestrado e doutorado com destacado desempenho acadêmico.

As bolsas oferecidas são de R$ 1.700 para o mestrado, e R$ 2.500 para o doutorado. Para candidatar-se, os interessados têm até o dia 24 de fevereiro para submeter sua inscrição on-line pelo sistema inFAPERJ. As bolsas concedidas para o primeiro semestre começam a vigorar a partir de março.

Também como em edições anteriores do programa, haverá nova fase de inscrições para o segundo semestre, com prazo de submissão de propostas entre 9 de junho e 21 de julho. Neste caso, as bolsas entram em vigor a partir de agosto.

O Bolsa Nota 10 contempla somente os últimos 12 meses de curso para os alunos de mestrado (13º ao 24º mês) e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado (25º ao 48º mês). Tal como outras agências de fomento, a FAPERJ não admitirá a concessão ou renovação de bolsas de mestrado a partir do 25º mês de ingresso no programa, ou, no caso do doutorado, a partir do 49º mês de ingresso do aluno no programa.

A cota de bolsas para cada programa é anual: cursos de mestrado nível 5 podem indicar dois bolsistas de mestrado; cursos nível 5 de mestrado e doutorado podem indicar um bolsista de mestrado e outro de doutorado; cursos nível 6 podem indicar dois bolsistas de mestrado e um de doutorado; finalmente, cursos nível 7 podem indicar dois bolsistas de mestrado e dois de doutorado. As solicitações devem ser feitas on-line. Após a inscrição on-line, os candidatos devem aguardar a confirmação de aceite pela FAPERJ antes de se dirigirem à Fundação para entrega da documentação impressa.

Possíveis dúvidas podem ser esclarecidas com a leitura do MANUAL EXPLICATIVO DOS PASSOS DE INDICAÇÃO BOLSA NOTA 10, em formato PDF, que traz instruções que devem ser observadas pelo coordenador, orientador e o aluno que participarão do processo de seleção. A equipe responsável pelo projeto inFAPERJ lembra que todos os interessados em concorrer a esse programa devem, inicialmente, entrar no sistema para criar ou atualizar seu cadastro. O Manual do Bolsa Nota 10 pode ser acessado através do link

Para acessar o edital clique: Edital Faperj n.º 01/2011 Programa Bolsa Nota 10 – "Bolsa Nota 10 – 2011"


© FAPERJ – Todas as matérias poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

0 comentários: