setembro 23, 2010

Encontre Noos - Justiça Restaurativa

A Justiça Restaurativa coloca em cheque o paradoxo de se pretender acabar com a violência por meio de práticas e de ações igualmente violentas que, constantemente, realimentam este indesejado ciclo.

O modelo surge em contraposição ao sistema penal vigente, que pauta suas práticas nas ideias estruturantes do modelo institucional da Justiça Retribuitiva, isto é, a procura de soluções para os conflitos com base em padrões socialmente instituídos: a busca do culpado, a identificação da lei violada e a atribuição de uma pena. O exemplo Restaurativo propõe substituir a culpa pela responsabilidade, a violação da lei pela violação da relação e a pena pela reparação.

Ao envolver todos os afetados por um conflito intersubjetivo, disciplinar ou correspondente a um ato de infração, reunindo-os na busca coletiva da forma de lidar com o resultado da situação e suas implicações futuras, a abordagem da Justiça Restaurativa apresenta uma resposta centrada no ofensor, na vítima e em suas redes, oferecendo recursos para uma coexistência em meio às diferenças.

A Justiça Restaurativa vem sendo percebida como uma das metodologias que melhor responde à crescente preocupação com a judicialização dos conflitos relacionais em nossa sociedade. Tem sido aplicada em países como Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Irã, Senegal, Nova Zelândia, Colômbia e até mesmo no Brasil - com resultados exitosos.



Com:
Célia Passos

Mestre em Direito e Sociologia, advogada, professora e facilitadora em processos circulares e outras práticas restaurativas. Fundadora do ISA-ADRS (Instituto de Soluções Avançadas - Alternative Dispute Resolution System), instituição com forte atuação na Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogos e Processos de Negociação para decisões fundadas em consenso com presença nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. é autora de diversos artigos e do livro Mediação, Arbitragem e Composição de Conflitos Regulatórios, Relacionamento com outras agências de Controle, editado pela INATEL.

Evento gratuito

18 de outubro - segunda-feira - 19h às 21h
Informações: cursos@noos.org.br

Instituto Noos
Rua álvares Borgerth, 27

0 comentários: