setembro 16, 2010

CPFL Cultura apresenta em Sorocaba

a leitura dramática da peça
"O sonho de um homem ridículo"
Com Elke Maravilha e Clóvys Torres


No dia 22 de setembro a CPFL Cultura apresenta em Sorocaba a leitura dramática da peça "O sonho de um homem ridículo", de Fiódor Dostoievski, com adaptação e direção de Rubens Curi. O texto, originalmente um monólogo, tem, nesta adaptação, a interpretação do narrador desdobrada para um ator (Clóvys Torres) e uma atriz (Elke Maravilha). Esta concepção objetiva comunicar, tanto que sua mensagem independe de gênero, como que o conflito proposto tem suas bases nos matizes das relações entre concreto e o abstrato, a razão e a emoção, a luz e a sombra, revelando que é na soma da diversidade humana que está a unidade: sejam quais forem nossas diferenças genéticas ou culturais, almejamos e tememos fundamentalmente as mesmas coisas.

O evento integra a programação do projeto Letras em Cena - Leituras Dramáticas e Poéticas, idealizado por Clóvys Tôrres e Marina Mesquita com o objetivo de promover encontros entre autores, atores, poetas, produtores, diretores e o público, revelando o primeiro processo de uma montagem teatral: a leitura de mesa, momento em que começam os entendimentos sobre o texto, autor, período histórico, importância da obra, entre outros aspectos.

A programação da CPFL Cultura em Sorocaba é realizada no Auditório da CPFL Piratininga (Avenida Armando Pannunzio, 1555 - Jd. Romilda), com entrada gratuita e por ordem de chegada, a partir das 18h (capacidade: 90 lugares). Classificação: livre. Mais informações no site www.cpflcultura.com.br ou pelo telefone (19) 3756-8000.


"O sonho de um homem ridículo"

Na obra, Dostoievski nos fala de um homem que se julga ridículo e que todos assim o vêem. Com isso, desenvolve um profundo desinteresse por todos os assuntos que envolvam a humanidade e decide se matar. No dia escolhido, acontece de ele cometer uma atitude de não compaixão para com o sofrimento de uma pobre garotinha; e lhe vêm reflexões sobre sua ligação afetiva com a humanidade, o que o impede de cometer o suicídio. Mas dorme repentinamente e tem um sonho muito vívido onde se mata e é levado para uma "Terra" igual a nossa, com a diferença de que é um paraíso onde todos vivem em harmonia e em meio a muita beleza. Lá, suas dores e angústias, alimentadas na outra Terra, acabam por deflagrar a deterioração daquela gente. Em sua culpa, pede que o martirizem a fim de que possa, em seu sacrifício, resgatar para aquele mundo a felicidade perdida. Mas é ridicularizado e expulso. Então, acorda do sonho! Tendo a revelação da verdade, decide pregar incansavelmente pelo mundo afora que: a vida é uma benção, que os homens precisam amar uns aos outros e que a vida e a felicidade não devem ser sufocadas pelo conhecimento que delas acumulamos!

É um sonho! O sonho de amor e harmonia buscado através de tantos séculos pela alma humana perdida nas arapucas confortáveis e nas torturantes amarras dos sistemas políticos, ideológicos e religiosos. O que fazer? O sonho aconteceu, revelou, transformou... E agora? Pregar a boa nova? Que ridículo um ser que a isto se dedica de forma íntegra! Quão ridículo sempre foi este ser humano para chegar a este ponto de loucura: querer salvar a humanidade!


Programação completa:

22 de setembro - 19h
"O sonho de um homem ridículo" (Fiódor Dostoievski)
Direção e adaptação de Rubens Curi.
Com Elke Maravilha e Clóvys Torres.

20 de outubro - 19h
"Adeus aos casais"
Texto e direção de Leo Lama.
Com Taumaturgo Ferreira e convidada.

24 de novembro - 19h
"Cordélia Brasil"
Direção de Nelson Baskerville.
Com Mauricio Machado, Gabriela Alves e Daniel Alvim.

0 comentários: