abril 07, 2010

CPFL Cultura retoma programação do Café Filosófico em Sorocaba

Marcia Tiburi e Fernando Chuí são os curadores da nova série: Rockfilosofia

A CPFL Cultura em Sorocaba retoma no dia 9 de abril, às 19h, a programação do Café Filosófico CPFL com a série Rockfilosofia, que tem curadoria da filósofa Marcia Tiburi e do músico Fernando Chuí. Trata-se de uma série de quatro encontros acerca da ponte conceitual – e estética - possível entre o rock e a filosofia, traçando afinidades entre obras de nomes importantes do rock e a poética encontrada em suas canções com as correntes filosóficas ao longo da história das principais filosofias do século XX.

A filosofia foi bem traduzida pelo rock no imaginário adolescente do século XX, à medida que as bandas e suas canções compõem um verdadeiro roteiro da tentativa jovem de fazer sentido, de contornar o vazio providenciado pela vida nas cidades grandes, na sociedade digital e globalizada, na sociedade do espetáculo. “É claro que o rock também é resultado direto da sociedade do espetáculo mas, ao mesmo tempo, é aquilo que vem denunciar os abusos dos preconceitos desta mesma sociedade. Busca-se a afinidade entre os músicos e os filósofos em uma comparação ao mesmo tempo séria e divertida”, adiantam os curadores. “O objetivo da série é provocar pensamentos sobre o que se ouve, percebendo o que há além de sons e letras, quais as conexões com o estado da cultura, com o espírito do tempo, com as questões que se tornaram decisivas enquanto apareciam apenas como mero entretenimento da juventude”.

Marcia Tiburi é professora da pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie. É autora de vários livros de filosofia e literatura, entre eles, Filosofia em Comum, pela editora Record. É colunista da revista Cult e participante do Programa Saia Justa, do canal GNT.

Fernando Chuí é desenhista, músico e poeta. Artista plástico de formação, realizou os discos Feito a Mão e Nunca Vi Mandacaru, e lançará ainda neste ano seu terceiro álbum, Oâça Rock. Chuí busca mesclar seus trabalhos em obras híbridas de música, literatura e artes visuais. É mestre pela UNESP em artes visuais e divulga também seus desenhos e textos no blog.

O Café Filosófico CPFL em Sorocaba é realizado no Auditório da CPFL Piratininga (Avenida Armando Pannunzio, 1555 - Jd. Romilda). A entrada é gratuita e por ordem de chegada (capacidade: 90 lugares). Mais informações no site www.cpflcultura.com.br ou pelo telefone (19) 3756-8000.



Programação

9 de abril – 19h
“Rock and Roll – A invenção da adolescência entre a indústria e a angústia cultural: Chuck Berry e Elvis Presley”
Com Marcia Tiburi, filósofa, e Fernando Chuí, músico.

16 de abril – 19h
“Para uma metafísica do rock: Bob Dylan, Frank Zappa e Gilles Deleuze”
Com Daniel Lins, filósofo.

23 de abril – 19h
“Rock and Roll e as Drogas: Psicodelia, Beatles e Jimmy Hendrix”
Com Fernando Chuí, músico.

30 de abril – 19h
“Radiohead e Flusser: a lírica do homem máquina”
Com Marcia Tiburi, filósofa.


Assessoria de imprensa
CPFL Cultura
Cárita Abdal
(19) 3256-2500 / (19) 7808-3547
carita@cpfl.com.br

0 comentários: