março 22, 2013

Chamada LIPAPS UERJ - Grupos em saúde

Caros profissionais de saúde,

o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (LIPAPS/UERJ) está iniciando um levantamento sobre experiências de GRUPOS EM SAÚDE com o objetivo de identificar as práticas de intervenção grupal realizadas no município do Rio de Janeiro nos últimos cinco anos.
Desejamos compor um retrato atualizado das práticas e montar um futuro espaço de compartilhamento para debater essas experiências. Por isso, queremos conhecer as experiências tanto no setor da Atenção Primária e da Estratégia de Saúde da Família, quanto nos ambulatórios especializados e hospitais. Além disso, também queremos conhecer os grupos feitos em serviços da rede privada (saúde suplementar).
Convidamos os profissionais de saúde para contar sua experiência até o dia 7/4. Quanto ao formato do relato, poderá ser uma descrição da criação e desenvolvimento de um grupo ou de sua organização, uma pesquisa feita no serviço ou ainda qualquer outro tipo de produção sobre grupos. Pede-se enviar relatos de experiências ocorridas no município do Rio de Janeiro nos últimos cinco anos.
Poderão ser enviados relatos sobre grupos de qualquer ordem, sejam:
- grupos baseados em qualquer técnica ou abordagem teórica: psicanálise, terapia interpessoal, terapia comunitária, terapia cognitivo comportamental, etc.
- grupos feitos por qualquer categoria profissional: médico especialista (cardiologista, pediatra, psiquiatra, homeopata, de família), enfermeiro, educador físico, farmacêutico, psicólogo, assistente social, agente comunitário de saúde, agente de vigilância sanitária, etc.
- grupos realizados por qualquer campo de especialidade: saúde mental, pediatria, ginecologia, saúde do idoso, etc. 
- grupos de promoção de saúde: caminhada, artesanato, etc.
- grupos de adesão ao tratamento, grupos psicoterapêuticos, grupos de apoio, grupos de suporte, de recepção, com pacientes ou com familiares, com adolescentes, idosos, grávidas, homens ou mulheres, etc.
- grupos comunitários.
- grupos de geração de renda.
- outras experiências grupais.
Para enviar sua experiência, acesse o site do LIPAPS UERJ.
Você também pode falar conosco na nossa página no facebook, “Lipaps - UERJ”.
Contamos com a sua colaboração e agradecemos sua atenção! Por favor, divulguem a chamada!

LIPAPS/UERJ

0 comentários: